Durante o mês de dezembro a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou várias programações para facilitar o acesso da população santarena aos serviços que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) oferece, e intensificar as ações da Campanha Dezembro Vermelho, do Ministério da Saúde (MS), que durante todo o mês sensibiliza, principalmente o público jovem, público-alvo da campanha, para a importância da testagem não só para o HIV, mas também para as Hepatites Virais. A última ação coordenada aconteceu na última quinta-feira (19), na praça do Santarenzinho, quando as atividades foram coordenadas pelas Estratégias de Saúde da Família do Santarenzinho e Conquista.
“Entendemos da importância da testagem que o CTA disponibiliza durante o ano todo para a população santarena que de alguma forma não procurou tomar atitudes corretas quanto ao uso de materiais que transmitem o vírus das hepatites e para as pessoas que não usaram preservativos no momento da relação sexual. Neste mês do Dezembro Vermelho, a Semsa intensificou suas ações, nas escolas, no centro comercial, nas praças para sensibilizar esses indivíduos a procurar os testes rápidos, para a detecção se contraiu os vírus ou não. Estamos encerrando as ações em espaços públicos de maneira grandiosa e agradecemos aos profissionais do CTA, das Unidades de Saúde do Santarenzinho e Conquista, com apoio da Associação de Moradores do bairro”, agradeceu, a secretária de Saúde, Dayane Lima, ao falar sobre o encerramento das atividades do Dezembro Vermelho nos espaços públicos.
A presidente da Associação de Moradores, Maria Isabel Silva Castro, conhecida como Dona Bebel, falou sobre o encerramento que aconteceu no bairro e agradeceu a gestão municipal pela realização. “O nosso bairro do Santarenzinho está de parabéns, por ter o privilégio de ter o encerramento desta grande campanha aqui na praça do nosso bairro. Muita gente participando, acompanhando a ação, colaborando para esse trabalho da prevenção das infecções das hepatites, do HIV. Eu, na condição de presidente da Associação vejo que com esta ação nosso bairro só tem a ganhar. Parabenizo o Prefeito, a secretária de Saúde, nossas profissionais das Unidades de Saúde, nós estamos de parabéns”, ressaltou.
O enfermeiro do CTA/SAE, Erek Fonseca, disse que as ações que foram realizadas durante o mês e o encerramento no Santarenzinho. “Bem, nosso trabalho de intensificação e de capilarização das ações é justamente para possibilitar o acesso para a nossa população que tem dificuldade em ir até o CTA, ou até a Unidade Básica de Saúde. Essas ações são ações estratégicas, quanto maior a população que acessa os testes rápidos, para o diagnóstico, mesmo de prevenção, maior a chance de descobrir seu estado sorológico. Fomos em vários locais para levar informações e os testes, escolas, universidades, praças e nas instituições que trabalham medidas socioeducativas para jovens, como a Fasepa. Estamos encerrando as ações nos espaços públicos e agrademos os apoios dos profissionais da Saúde das lideranças do bairro para esta realização”, frisou.
O Jovem Murilo Nicolai, de 17 anos, aproveitou que caminhava na praça, aproveitou a ação para fazer os testes. “Ano passado fiz o teste e estava procurando como fazer outro, e por acaso estava caminhando e aproveitei para fazer o teste. É importante ações como esta para facilitar o acesso aos testes. Deu tudo bem, tá tudo certinho comigo e bola pra frente”, comentou.
Para o vereador Mano Dadai, que se presente na programação a ação é muito importante para facilitar os serviços de saúde para a grande área do Santarenzinho. “Agradecemos a secretária de Saúde, ao Prefeito Nélio Aguiar por estarem oportunizando mais acesso a saúde para a nossa população, em especial para a grande área do Santarenzinho, com os testes para HIV, Sífilis, Hepatites e outros atendimentos, então, a população agradece ao executivo, pois com isso quem ganha é a nossa população”, agradeceu.
A enfermeira coordenadora da Unidade de Saúde do Santarenzinho, Elbicarla Matos disse que é o segundo ano que a atividade do Dezembro Vermelho acontece no bairro para contribuir com o trabalho de sensibilização para o diagnóstico precoce das infecções. As ações do Dezembro Vermelho encerraram nos espaços públicos, mas o CTA continuará com os atendimentos da Campanha em seu centro até o dia 30 de dezembro, data que encerra a campanha.
Durante a ação foram realizados os seguintes procedimentos:
Testes rápidos de HIV: 55
Testes rápidos de sífilis: 55
Aferição de pressão arterial: 65
Glicemia: 50
Antropometria: 60