Esta é a última etapa do projeto de esgotamento sanitário. Foto: Agência Santarém.As ligações do projeto de esgotamento sanitário iniciaram nesta quinta-feira (23), no centro comercial da cidade. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), retomou as obras após as festas de final de ano, em virtude do compromisso assumido com a Associação Comercial de Santarém (Aces), Sindicato Lojista (Sindilojas) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para não prejudicar as vendas do período.
Esta é a última etapa do projeto de esgotamento sanitário que está sendo efetivado pela empresa Carmona Cabrera e que consiste na perfuração do solo para possibilitar as ligações de rede de esgotamento sanitário que vão ligar toda a rede de esgoto da área central da cidade até a Estação Elevatória, na Travessa Assis de Vasconcelos e depois até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Mapiri.
Para a operação dos serviços, serão feitas três interdições, por etapa, ao longo da Lameira Bittencourt: a primeira, que já está acontecendo, vai da Praça da Matriz até a Travessa dos Mártires; a próxima será da Travessa dos Mártires até a Travessa 15 de Agosto; e por último da Travessa 15 de Agosto até a Travessa 15 de novembro.
O secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, ressalta que por se tratar de uma obra de grande porte, ocorrem alguns transtornos provisórios, pois para a sua execução é necessário interditar vias e escavar o solo para a colocação dos tubos de ligação à rede de esgoto. Porém, os serviços trarão grandes benefícios futuros à cidade, ressaltando que após sua conclusão, as equipes da Seminfra realizam todo o trabalho de manutenção e recapeamento asfáltico das vias.
“Esta é uma obra de grande importância para o desenvolvimento do nosso município. É um grande passo para melhorar o saneamento básico, pois com ela teremos uma diminuição considerável de esgoto sendo jogado diretamente em nossos rios, sem qualquer tratamento. É melhoria para a saúde da nossa população e também para o nosso meio ambiente”, destaca o titular da Seminfra.
Prefeito Nélio Aguiar em vistoria nas obras da cidade, à exemplo do esgotamento sanitário. O prefeito Nélio Aguiar afirmou que as obras são históricas e elevarão Santarém no ranking de saneamento. Ele ressaltou que tratar esgoto significa investir em saúde e qualidade de vida. “Essa obra vai transformar nosso município e consequentemente a vida de todos os moradores, pois eles terão mais qualidade de vida. Nossa cidade deu um salto em desenvolvimento. E Saneamento básico é fundamental para a saúde das pessoas, além de melhorar a infraestrutura da cidade e alavancar o turismo.”
Sobre a obra
A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, que vem acontecendo graças a uma iniciativa do prefeito Nélio Aguiar que deu continuidade ao projeto inicial em março de 2018, por entender a sua importância e necessidade para a melhoria do saneamento básico de Santarém. A obra está orçada em R$ 32.225.190,13 (trinta e dois milhões, duzentos e vinte e cinco mil, cento e noventa reais e treze centavos).
Até o momento, 96,02% da obra já foram executados, faltando apenas 3,98% serem concluídos. Ao término do projeto, 4.226 domicílios estarão ligados à ETE Mapiri. Até o momento, já foram feitas 4.058 ligações, faltando apenas as 168 ligações ao longo da Lameira Bittencourt. Estão sendo contemplados os bairros da Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro. Os trabalhos de ligações estão previstos para encerrar no dia 4 de março, data em que a Seminfra deve começar toda a limpeza e recuperação do local, com previsão de término das obras até o dia 10 de março.