Propostas elencadas subsidiarão a Conferência Municipal que será realizada no mês de março. Foto-Mauro Nayan
No bairro Santarenzinho, lideranças comunitárias, sociedade civil e governo reuniram-se para debater e elencar propostas na última pré-conferência realizada pelo Conselho Municipal da Condição Feminina, com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Durante o encontro, realizado nesta quinta-feira (23), na área externa da igreja Nossa Senhora do Rosário, membros do Conselho informaram que tipo de políticas estão ligadas à defesa dos direitos das mulheres e o papel da rede de proteção social.
As pré-conferências iniciaram em novembro do ano passado, após a posse do Conselho. De acordo com a titular da Semtras, Celsa Brito, a reunião de hoje com a comunidade do Santarenzinho antecede a conferência máxima que será realizada no mês de março.
“É importante frisar que a gestão tem que dar todo o suporte para que o Conselho funcione. É o Conselho que faz toda essa articulação para fazer essa mobilização”, destaca.
Debates
O tema discutido durante a última pré-conferência foi Família e Segurança Doméstica e os debates foram bem mais amplos, compreendendo toda a territorialidade do município.
“Nós temos oito CRAS [Centros de Referência de Assistência Social] em Santarém, então cada parte de nossa cidade foi ouvida, a partir das demandas e necessidades, para que na conferência máxima possamos dialogar, fazer as votações e proposições aos níveis superiores: a conferência regional, em Belém, e a conferência nacional”, ressalta Celsa Brito.