Violência contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. Os números divulgados com base nos atendimentos realizados pelos Conselhos Tutelares no último quadriênio, em referência ao atendimento à criança e ao adolescente de 2017 a 2020 mostra, segundo avaliação da vigilância sociossistencial da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em comparação com 2018 e 2019 que em 2020 ocorreu uma redução significativa, mas infelizmente essa informação não é motivo de comemoração, pois o número de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescestes vem aumentando.
Essa afirmação foi repassada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Roselene Andrade, após reunião remota com os conselheiros tutelares dos 3 conselhos de Santarém.
“Cabe a nós pedirmos à população que nesse tempo de isolamento social, prestem mais atenção em suas crianças e adolescentes. É preciso acreditar nelas, é preciso olhar e atentar a qualquer mudança de comportamento, infelizmente na maioria dos casos o abusador, explorador, está entre o convívio familiar", disse.
Roselene observou a importância de saber o que é abuso sexual e a exploração sexual: O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usada para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.Secretária Celsa Brito e Roselene Andrade alertam sobre o aumento de abusos contra crianças e adolescentes.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, observa que Santarém por ter mais de 300 mil habitantes, conta com o funcionamento de três conselhos tutelares, que atendem 24h, as denúncias de acordo com a área de abrangência e que outro canal de denúncia é o disque 100.
“Todos nós devemos zelar pelo futuro de nossas crianças e adolescentes, devemos protegê-las de todo mal, mesmo que ele esteja acontecendo dentro do seio familiar. As denúncias devem ser feitas. É importante o cuidado e estar atentos ao menor sinal de que algo não vai bem com sua criança ou adolescente", acrescentou Celsa Brito.
A secretária destacou que o Creas, em parceria com o Comdca, lançou hoje a campanha que será trabalhada até o final do mês, esse ano de forma virtual, mas que os cuidados e atenção à criança e ao adolescente devem continuar.
“Após a denúncia, os casos são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que é um equipamento da Prefeitura de Santarém que trabalha com essas violações. Nós temos uma equipe multiprofissional composta por psicóloga, advogada e pedagoga que trabalha diretamente nos casos, destacou Adriana Rego Coordenadora do Creas.
Confira os contatos e áreas de abrangência de cada Conselho Tutelar de Santarém:
Conselho Tutelar I (93) 99138 - 3143 - áreas de abrangência
Aeroporto Velho
Interventoria
Santa Clara
Aldeia
Jaderlândia
Santana
Aparecida
Jardim Santarém
Santíssimo
Área Verde
Jutaí
Santo André
Caranazal
Laguinho
São José Operário
Centro
Livramento
Uruará
Com. da Rodovia Santarém/Curuá-Una
Maicá
Urumanduba
Diamantino
Pérola do Maicá
Urumarí
Fátima
Prainha
Vigia
Conselho Tutelar II (93) 99123 – 4044 – áreas de abrangência
Alvorada
Ipanema
Novo Horizonte
Amparo
Liberdade
Salé
Cambuquira
Mapiri
Santarenzinho
Cipoal
Maracanã
São Cristovão
Comunidades da BR – 163
Maracanã I
São Francisco
Conquista
Maracanã II
São José
Elcione Barbalho
Matinha
Tabocal
Esperança
Nova Republica
Vitória Régia
Floresta
Nova Vitória
Conselho Tutelar III (93) 99228 – 7982 – áreas de abrangência
Alter do Chão
Comunidades do Rio Tapajós
Comunidades do Rio Arapiuns
Eixo Forte (Comunidades da Rodovia Everaldo Martins)