Roda de conversa debateu os riscos e consequências associados ao alcoolismo. Foto-Breno SantanaConsiderado uma doença pela Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é condicionado a dependência e pode ocasionar sérios danos à saúde. Levantar o debate sobre a doença é necessário para alertar e orientar sobre seus riscos. Como forma de discutir o assunto, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência Especializado no atendimento a Mulher Maria do Pará promoveu na manhã desta quarta-feira (20), uma roda de conversa com o tema “Danos Causados pelo Consumo de Álcool e outras Drogas”.
A atividade faz parte dos dezesseis dias contra o ativismo. O encontro contou com a participação de um membro da Irmandade dos Alcoólicos Anônimos (AA) de Santarém, além de usuárias do Maria do Pará e também homens. “O AA é um programa que consiste em reuniões em que ocorrem trocas de experiências. A partir delas trabalhamos esta problemática enfrentada pela pessoa doente”, destacou um membro do AA.
De acordo com a coordenadora do Maria do Pará, Diany Castro, a reunião teve como proposta levar orientações para o público que precisa de apoio no combate ao vício e a dependência.
“Nós sabemos que muitos homens só agridem suas companheiras devido o uso de álcool e drogas, muitos não sabem como sair do vício em sua maioria por falta de apoio. Trabalhar esta questão foi o nosso principal objetivo”.