Entrando na reta final da campanha Agosto Lilás de enfrentamento a Violência contra a mulher desenvolvida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, aconteceu nessa sexta-feira (28), uma ação de fixação de cartazes em 20 farmácias da cidade e em Alter do Chão.
A fixação foi realizada em parceria com a equipe do ParaPaz com a presença da delegada Andreza Alves e sua equipe.
A campanha "Sinal Vermelho" foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em Santarém, ela teve adesão da Vara da Violência Doméstica; Centro Maria do Pará; ParaPaz; Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santarém e Conselho Regional de Farmácia. A iniciativa tem como foco possibilitar que as mulheres em situação de violência possam pedir ajuda nas farmácias.
Segundo a farmacêutica, Ailime Figueira, é importante que todos façam parte da campanha e saibam como proceder ao receber uma vítima de violência.
"Nós aqui na farmácia conhecemos o projeto e aderimos a campanha, e as mulheres que chegarem com um sinal vermelho, todos funcionários estão orientados sobre como acolher.”
A delegada da Mulher, Andreza Alves, destacou a importância da disseminação da campanha.
"Essa campanha é diretamente voltada para as farmácias. Nós já tivemos um caso registrado no início desse mês e efetuamos a prisão em flagrante do agressor após um pedido de socorro por uma vítima. A divulgação da campanha Sinal Vermelho é uma parceria extremamente importante, pois é mais uma forma de se efetivar o combate da violência contra a mulher. Aqui em Santarém, as medidas protetivas estão sendo céleres, em no máximo em 48 horas. Os órgãos de proteção a mulher também trabalham em rede", informou Andreza.
“A preocupação da Semtras e o Centro Maria do Pará aumentou ainda mais diante da pandemia da Covid-19, quando identificamos aumento de atendimentos relacionados a violência contra a mulher. Não estamos medindo esforços para orientar cada vez mais como ajudar essa mulher a enfrentar a violência, por isso estamos em parceria com a rede de proteção, ampliando nossas ações", esclareceu a coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga.
De acordo com Poliana, a última ação dedicada ao Agosto Lilás será em uma reunião remota nessa segunda-feira (31) com o Conselho Municipal da Condição Feminina.
"A gestão municipal está trabalhando nesse enfrentamento da violência contra a mulher. Por isso aderimos a essa campanha nacional, reconhecendo a importância de possibilitar mais uma estratégia para que a vítima possa pedir socorro. Agradecemos as parcerias que estão constantemente desenvolvendo ações voltadas para a proteção da mulher", ressaltou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.