4. Agentes de Saúde participam de pré-lançamento da Campanha #PodeSerAbuso
Agentes de Saúde participam de pré-lançamento da Campanha #PodeSerAbuso Autor: Desconhecido

Agentes de Saúde participam de pré-lançamento da Campanha #PodeSerAbuso

Agencia Santarém

O pré-lançamento da Campanha #PodeSerAbuso foi realizado na sede do Projeto Saúde e Alegria para o público de aproximadamente 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atendem nas comunidades da região dos Rios Tapajós e Arapiuns. Eles puderam conhecer a campanha encabeçada pela fundação Abrinq que será desenvolvida nesse mês de maio em Santarém pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), com apoio da Prefeitura por meio da secretaria municipal de trabalho e Assistência Social.

De acordo com a presidente do Comdca Roselene Andrade, a Campanha #PodeSerAbuso surgiu para quebrar este silêncio e sensibilizar a população para o tema e suas consequências, orienta sobre o assunto e informar os principais canais de denúncia. "Temos cada vez mais que orientarmos a população. O abuso sexual infantil pode estar mais próximo do que você imagina. Estaremos divulgando amplamente o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes visto ser um crime silencioso. Sendo necessário que a sociedade seja instrumentalizada para perceber sinais sutis da possibilidade de uma criança ou um adolescente estar sendo vítima de abuso e exploração sexual."

Roselene informou que em 2018 foram registrados aproximadamente 400 casos de abuso sexual e 9 casos de exploração. Os dados oficiais ainda estão sendo copilados.

A coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, enfermeira Graça Almeida, destacou a importância de todos os agentes serem capacitados, pois são eles que estão no dia a dia na comunidade. "Eles já faziam orientações durante seus trabalhos e agora eles estão melhor preparados para orientar a população".

O lançamento oficial da Campanha #PodeSerAbuso está prevista para acontecer no dia 17 de maio durante a programação alusiva ao dia "D" 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.