Como forma de esclarecer dúvidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) e orientar os pacientes sobre o fluxo de atendimentos, que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na manhã desta terça-feira (10) a Capacitação sobre a ‘Campanha Dezembro Vermelho’, no auditório do CRAS Ribeirinho. O evento contou com um técnico do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para abordagens dos temas propostos na capacitação, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das regiões do Urucurituba e Aritapera.
O Enfermeiro do CTA, Ereck Fonseca, falou sobre os temas abordados na capacitação. “Como o tema Dezembro Vermelho, abordamos assuntos relacionados ao tema deste ano que é; ‘Sem Camisinha Você Assume o risco’, que trouxe conhecimentos básicos, para os ACS, sobre a abordagem sindrômica das doenças sexualmente transmissíveis, que é tema relevante para eles, pois trabalham na prevenção dessas infecções podem ocorrer na comunidade. Eles precisam conhecer sobre as IST's, o que é um corrimento, o que é uma verruga, saber o que é uma lesão, para fazer uma orientação mais qualificada, pois a maioria das IST's tem tratamento e tem cura e que a enfermeira precisa estar recebendo essa demanda, para quebrar a cadeia de transmissão e até mesmo trabalhando no foco epidêmico da região da nossa cidade. Os Acs corresponderam a nossa expectativa e que nós esperamos que esses conhecimentos de hoje, possam ser compartilhados nas regiões que atuam”, detalhou.
Para o Agente comunitário de Saúde, Romildo Pereira Lopes da região do Aritapera, a capacitação contribuirá para trabalhar a prevenção das IST's. “A capacitação foi de suma importância, pois a partir dos assuntos abordados passamos a ter mais conhecimentos sobre as IST's e teremos como desenvolver nossas ações na comunidade, levando informações de como tratar, se for o caso, e como prevenir, que é o nosso papel como ACS, trabalhar nossas ações para a prevenção de várias doenças. Todo o aprendizado e vai contribuir para a nossa população, minimizar certos casos que poderão acontecer na nossa região”, destacou.
A ACS da comunidade Campos de Urucurituba, região do São Ciríaco, Ingrid Nayara de Sousa, disse que a capacitação vai subsidiar suas abordagens com as famílias que atende. “Todas a formações são importantes para mais conhecimentos, tivemos o treinamento com o CTA e foram nos repassados informações sobre, os sintomas de doenças, como prevenir, como chegar a família dos usuários e abordar para não gerar desconfortos na família. As vezes não sabemos como abordar a família e hoje foi bem esclarecedor, como tem que ser a nossa atitude, aprendemos todo o fluxo que deve ser seguido”, frisou.
A enfermeira gerente da região do Urucurituba, Débora Coelho, ao falar sobre sua iniciativa em articular a capacitação, também falou sobre a parceria com a enfermeira da região do Aritapera no evento” Convidei a enfermeira Viviane para juntas programarmos esse momento de formação para os nosso ACS, pois entendemos que profissionais mais qualificados, conseguem fazer um trabalho mais eficaz, junto as comunidades ribeirinhas. Como estamos no Dezembro Vermelho, com o apoio da Secretaria de Saúde, trouxemos nossos Agentes comunitários de Saúde, para o aprofundamento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, para a busca de melhorias para os usuários do SUS da região ribeirinha” ressaltou.
“Estamos sempre apoiando iniciativas como essas, pois quanto mais profissionais qualificados tivermos em nossa rede de atendimentos, mais esses atendimentos serão eficazes, principalmente para que está na ponta desse atendimento, que são os nossos ACS, que estão em contato direto com as necessidades emergentes da nossa população e em se tratando da nossa população ribeirinha que por conta das distancias, muitas vezes essa busca de atualização de informações é mais difícil, com apoio do CTA possibilitamos mais informações sobre os trabalhos da campanha Dezembro Vermelho”, disse a secretaria de Saúde, Dayane Lima, sobre a capacitação dos ACS.
A formação, também teve a participação da coordenadora do CRAS Ribeirinho que falou sobre a importância do CRAS e o trabalho que o Centro desenvolve nas regiões que atende.