Autora original: Geisa de Oliveira
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), concluíram na última sexta-feira (18), as atividades de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de 2020, no bairro Porto dos Milagres com a entrega de sabonetes e máscaras para as 60 famílias acompanhadas. A equipe fez a entrega nas casas das famílias e também nas dependências da escola Municipal Irmã Leodgard de Gausepohl.
Para a coordenadora das Aepeti, Carise Pedroso, o trabalho realizado ao longo do ano foi considerado positivo. “Encerramos esse ano muito felizes, pois mesmo diante da situação da pandemia do novo coronavírus, nós conseguimos por meio do projeto “Transformar Vidas do Amigo de Valor”, do Banco Santander e também com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), estarmos mais próximos dessas famílias. Ao chegar aqui na área podemos ver que as crianças estavam em suas casas, e isso é muito gratificante, é resultado de que nosso trabalho de enfrentamento ao trabalho infantil está dando resultado, como foi o caso de Alter do Chão, que hoje não se registra mais trabalho infantil”, pontuou.
A coordenadora contou que a ação de enfrentamento ao trabalho infantil naquela área irá ser ampliada e melhorada com a construção de um anexo ao lado da escola acima citada, cuja ordem de serviço já foi assinada pelo Prefeito Nélio Aguiar e terá um investimento com recursos do Fundeb, no valor de R$ 767.085,67, para adaptação dos banheiros, área de refeitório, salas de dança e de informática, biblioteca e reforma geral da escola e da quadra de esporte, que servirá para as crianças e adolescentes desenvolverem suas atividades, evitando estar nas ruas em situação de risco.
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a obra é resultado de acordo judicial firmado com o órgão. “As ações desenvolvidas para enfrentamento ao trabalho infantil em Porto dos Milagres comprovam que as obrigações assumidas perante o Ministério Público do Trabalho estão sendo cumpridas pelo Município. A ampliação da escola, com novos espaços para atividades em contraturno escolar, como música e dança, serão fundamentais para se alcançar uma efetiva transformação social na região”, destacou Tatiana Amormino, Procuradora do MPT.
“É com a sensação de que com muita dedicação realizada pela equipe Aepeti e com a concretização de sonhos que encerramos esse ano. Agradecemos as importantes parcerias para conseguir realizar um bom trabalho nessa área, e já seguimos com a expectativa de continuar avançando nesse enfrentamento, nesse novo espaço.” Destacou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
A senhora Maria da Conceição Bentes da Silva acompanhada pelo Aepeti é mãe de 4 filhos e 8 netos disse estar feliz com o projeto. “Estamos felizes por nossas crianças não ficarem nas ruas e participarem do projeto. Estávamos rezando para o prefeito se reeleger e dar continuidade nesse trabalho e construir essas salas para melhorar o projeto.” Contou a moradora.
A obra de ampliação e reforma da escola deve iniciar nos próximos dias e tem a previsão de entrega em maio de 2021.
Denúncia- Qualquer pessoa pode formalizar denúncias de trabalho infantil, através do disque 100.