Adolescente Estela Santos. Foto-Ascom SemtrasPreocupados com a pandemia da Covid-19, os jovens integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Selo Unicef Santarém resolveram solicitar à articulação do Selo do município que fosse produzido um material para ser enviando pelas redes sociais, chamando atenção para a prevenção ao novo Coronavírus.
O material foi gravado pela adolescente representante dos jovens do NUCA, Estela Santos, e pela articuladora do Selo em Santarém Roselene Andrade.
“Estamos preocupados com o aumento dos casos confirmados em nosso município e não poderíamos ficar de braços cruzados diante dessa situação. Precisamos cada vez mais respeitar o distanciamento social e quando sairmos de nossas casas usarmos máscara e ao retornar, fazer a higiene necessária para que não nos contaminemos e muito pior, levemos para nossos familiares a doença", observou a adolescente Estela Santos.
Na mensagem, Estela lembra a situação vivenciada pelos idosos. “Sabemos que muitos vivem sozinhos e nós podemos ajudá-los com responsabilidade, nos colocando à disposição em ajudar a comprar um medicamento, ir à feira, supermercado, para que eles fiquem em casa, claro que tudo isso com muito cuidado e fazendo a higienização de tudo antes de entregar para o idoso".
Roselene Andrade, articuladora do Selo Unicef. Foto-Ascom SemtrasSegundo Roselene Andrade, as informações devem, cada vez mais, ser divulgadas para que a população se cuide e evite sair desnecessariamente. "A hora é de ficar em casa e evitar a contaminação".
Santarém concorre na terceira edição do Selo Unicef. Ele traz metodologias que transformam a vida de crianças e adolescentes em situação de violência. Foi incluído na edição 2017/2020 temas ligados ao eixo da proteção social, que tem como objetivo garantir justiça à proteção legal às crianças e adolescentes, assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Selo Unicef - É uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.
Receber o Selo, significa que os esforços de municípios, por meio de políticas públicas que realizaram, alcançaram avanços nos direitos de meninos e meninas.