Prefeitura valoriza o produtor rural com ações específicas. Foto-Mauro Nayan/arquivoO sol ainda nem raiou, mas seu Ronan Moura de Almeida, produtor e morador da comunidade Santa Cruz, a 37 quilômetros da área urbana de Santarém, já se prepara para cuidar do milho e feijão manteiguinha que cultiva ao lado de sua casa. Na residência, moram os cincos filhos e a esposa do apaixonado pela agricultura familiar, que aos 50 anos de idade, não esconde o orgulho e paixão pela profissão. “A agricultura familiar representa tudo para mim. É daqui que eu tiro os insumos e tiro meu sustento”, conta.
Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador Rural, data de orgulho para ele que se dedica ao campo, na produção de alimentos que abastece as feiras do município de Santarém.
Aos 69 anos de idade, Sebastião Pereira, morador da comunidade Santa Maria, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte também é agricultor e toda a renda da família é retirada através do trabalho da agricultura familiar. Desde a adolescência trabalha com a produção de melancia, maxixe, caju, macaxeira e mandioca.
Atualmente, a família não enxerga outro modo de vida. “É uma coisa que satisfaz e que me deixa feliz. Através da nossa produção podemos comercializar nossos produtos oriundos do campo nas feiras de Santarém. Que bom que o poder público está nos apoiando com os serviços de mecanização agrícola”, destacou.
Valorização do produtor
Os produtores Ronan Moura e Sebastião Pereira, integram um grupo beneficiado com o serviço de mecanização agrícola. Nos últimos anos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), através do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof) tem investido em projetos de desenvolvimento a produção agrícola, buscando fomentar a produção e renda dos Agricultores Familiares.
Recuperação de estradas vicinais em comunidades da Santarém-Curuá-Una. Foto-Ronaldo Ferreira/arquivo
Um desses serviços é realizado pela patrulha agrícola, que prepara a terra para o plantio. É o município que auxilia o produtor a com assistência técnica e mecanização da área plantada. Em 2019, 76 hectares de áreas foram preparados em propriedades rurais, beneficiando quarenta e duas famílias, nas regiões: Arapixuna, Lago Grande, Curuá-Una e Eixo Forte.
“Nestes três anos da atual gestão, pela primeira vez na história de Santarém, os agricultores da região do Arapixuna foram beneficiados com os serviços de mecanização. Estamos promovendo a articulação de ações, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural e no âmbito da Agricultura Familiar”, comemorou o coordenador do Niprof, Elizeu Ramos.
Recuperação de estradas na região do Ituqui. Foto-Ronaldo Ferreira/arquivo
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, ressalta que a valorização do produtor com a oferta de assistência e acompanhamento técnico é uma das políticas públicas da atual gestão.
"O atendimento é proporcionado pelo quadro técnico da Secretaria. Com essa medida, o município quer contribuir para o crescimento do setor. O produtor adquire os materiais necessários aos procedimentos, e os técnicos vão ao local realizar o serviço. Dessa forma, o apoio da Prefeitura fortalece os negócios, movimenta a economia local e gera empregos".