4. Acessuas Trabalho certifica jovens após 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade
Acessuas Trabalho certifica jovens após 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade Autor: Desconhecido

Acessuas Trabalho certifica jovens após 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade

Agencia Santarém

Cinquenta jovens foram capacitados e agora estão aptos a trabalharEm clima de expectativa e alegria ocorreu na manhã desta quarta-feira (27) no Centro de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam) a solenidade de certificação do 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade para 50 jovens. A capacitação foi promovida pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), da Prefeitura de Santarém, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e realizada em quatro encontros mensais nos meses de novembro e dezembro de 2018, e janeiro e fevereiro de 2019.

O Acessuas Trabalho é um programa implementado na gestão do prefeito Nélio Aguiar e que será desenvolvido até 2021. Desde a efetivação vem alcançando o propósito pelo qual foi criado. Promover o acesso a oportunidades no mundo do trabalho, através de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos sociais e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. A exemplo da entrada no mercado de trabalho de três jovens que participaram das oficinas.

Através do Programa Acessuas Trabalho e CIEE Ana Beatriz conseguiu a tão sonhada entrada no mercado de trabalho"Participar desse ciclo me trouxe mais experiência, sabedoria e uma nova visão sobre o mercado de trabalho. Para mim foi uma ótima oportunidade conseguir um trabalho agora. Eu sei que irá me ajudar muito daqui pra frente", contou empolgada Ana Beatriz Campos Costa, 18, usuária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho que foi contratada para ser auxiliar administrativo do Auto Posto Santo Antônio.

Júlio Gama dos Santos, 16, usuário do Cras Nova República recebeu o certificado muito contente. Ele foi selecionado pela Companhia Docas do Pará em uma vaga de emprego. "Estou muito feliz, terei experiência e vou tentar ajudar a empresa, ajudar minha família. Aconselho meus colegas a não desistirem. Logo aparecerá o emprego certo."

"Esse foi o primeiro de muitos outros ciclos que iremos desenvolver, serviu para orientar sobre o mundo do trabalho, onde conseguimos que cada participante pudesse compreender o que o mercado exige atualmente. Tivemos a importante parceria do CIEE que mostraram aos usuários dos equipamentos da Assistência Social suas habilidades profissionais e agora estão melhor preparados para concorrer de forma igualitária. Estamos felizes por esses três que já foram contratados e desejamos que os outros 47 não desistam e continuem se especializando. Logo receberão suas oportunidades", pontuou Louise Aguiar, coordenadora do Acessuas Trabalho.Louise Aguiar coordenadora do Acessuas Trabalho no centro

Participaram da solenidade a coordenadora da Proteção Social Básica Marlem Ribeiro; representando o Presidente da Câmara Municipal Emir Aguiar o vereador André Pastana (André do Raio-X); representando a vereadora Maria José Maia o assessor Márcio Farias.

O vereador André Pastana comentou sobre a felicidade em ver tantos jovens buscando oportunidades para estarem preparados a entrar no mercado de trabalho e consequentemente seguir em um bom caminho.

Monica Félix, assistente socialA Assistente Social Monica Félix e a consultora do Centro de Integração Empresa e Escola Monique Damasceno participaram da certificação. Mônica disse estar muito feliz e relembrou que foram 4 meses de caminhada junto com o grupo. "Hoje eles estão com a mochila mais carregada de conhecimento".

A Consultora Monique Damasceno também destacou a alegria conjunta fruto do trabalho compartilhado entre Semtras e Acessuas. "O Programa Jovem Aprendiz vai permitir que esses três adolescentes trabalhem por 4 horas, com todos os seus direitos garantidos, com contrato de dois anos, podendo continuar estudando. Desejamos que esse seja apenas o primeiro passo e que após o encerramento do contrato eles possam continuar na empresa seguindo uma carreira profissional."

Monique destacou ainda a importância de empresas em Santarém oportunizarem vagas para os jovens que poderão ser orientados para as exigências dos mercados de trabalho.Monique Damasceno, consultora do Centro de Integração Empresa