Prefeitura e parceiros iniciam campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Foto-Ascom SemtrasCom o tema Empoderamento Feminino: Você pode! Diga Não à violência contra mulher, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou, nesta segunda-feira (02), uma ação no Residencial Salvação com o objetivo de levar atendimentos e orientações para enfrentar a violência contra a mulher.
A ação foi desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher vítima de violência - Maria do Pará, em parceria com o Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho, Conselho e Associação Comunitária do Residencial Salvação.
Nem mesmo a chuva impediu a população de ir até ao anexo da escola para ter acesso aos serviços que foram ofertados de forma descentralizada pelo Cras Santarenzinho: atualização e inclusão no Cadastro Único; atendimento sociopedagógico e psicológico; orientações sobre o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Programa Criança Feliz; orientação curricular; orientações sobre violência doméstica e contra a mulher.
"A família como um todo, e sobretudo, as mulheres participaram da ação de beleza ofertada pela Profissionaliza que cortou cabelo não só das mulheres, mas dos esposos e filhos, fez sobrancelhas também e saíram com o sentimento de empoderamento feminino após ouvir sobre como identificar a violência em que pode estar vivenciando”, observou Adelaine Siqueira, coordenadora do Maria do Pará.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância de iniciar o mês dedicado à mulher a fim de ofertar importantes esclarecimentos sobre o empoderamento feminino.
Secretária Celsa Brito: "Município compõe a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher". Foto-Ascom Semtras"Precisamos ofertar para nossas usuárias essa ações que são importantes, Santarém é uma cidade grande com uma rede de enfrentamento a violência contra a mulher completa que se une junto com os 8 Cras para debater a importância de dizer não à violência, de procurar ajuda e buscar o empoderamento feminino".
Celsa agradeceu o apoio do Conselho e Associação Comunitária do Residencial Salvação, o apoio da comunidade escolar anexo da Escola Aldo Ferreira, e da parceria com a Profissionaliza.
A moradora do residencial Aldenize Garcia Silva Miranda aproveitou para receber orientações sobre os serviços prestados pelo Cras. “Foi uma ação maravilhosa para o nosso bairro, muitas mulheres como eu, foram beneficiadas”.
Rosa Matra Barroso foi ao local com suas amigas e também aproveitou para cortar o cabelo e acompanhar as orientações. “Foi um grande momento para nós mulheres, eu gostei de colocar o visual em dia e também de saber mais sobre violência contra a mulher”.
Rosa Barroso (à esq.) aproveitou para cuidar da beleza e receber orientações. Foto-Ascom Semtras
Senazar Guimarães, presidente do Conselho Comunitário do Residencial Salvação acompanhou a ação. “A nossa comunidade tem esse índice alarmante de violência contra a mulher, o governo entrando através do Cras, Maria do Pará, Creas, da Secretaria de Assistência Social foi importante, por isso recebemos esse movimento no bairro e teremos êxito com a comunidade podendo despertar do empoderamento feminino, nesse caminho que pode acontece a mudança”.
Essa foi a primeira ação voltada para o enfrentamento a violência Contra a Mulher. Confira a programação:
04/03 – Escola Belo de Carvalho - manhã e tarde
06/03 também na Escola São Francisco - à tarde
09/03 – ação será levada à Vara da Violência Doméstica – a partir das 9h.
10/03 – sessão solene na Câmara Municipal
10/03 – mesa Redonda na Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará
13/03 – mesa Redonda com o tema: consolidação das políticas públicas para as mulheres de Santarém – das 14h às 15h40 – plenário da Câmara Municipal de Santarém
17/03 – roda de Conversa com o tema: Quem sou eu? para as mulheres usuárias do Centro Maria do Pará
20/03 – encontro Ufopa – Campus Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon
25/03 – 4ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres do Conselho Municipal da Condição Feminina
31/03 - será realizado um bate papo com os servidores do Maria do Pará e Creas – às 8h.