Serão servidas iguarias feitas à base do acari. Foto: Ronaldo Ferreira.A comunidade Santarém Miri, localizada na região do Ituqui, a 100 km de Santarém, promoverá neste sábado (9) o 4° Festival do Acari. O objetivo da festa é divulgar a arte e a cultura da região, promovendo a integração comunitária. A programação reunirá vendas e exposição de produtos derivados do Acari com foco à gastronomia, além de danças folclóricas, shows sociais e culturais. A estimativa dos organizadores é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo local.
O festival é organizado pela Associação de Moradores e Produtores de Santarém Miri, com apoio da Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc), Turismo (Semtur), Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof), Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Retifica Carvalho.
Quem for ao festival, vai poder apreciar iguarias feitas à base do acari, peixe tradicional na mesa dos santarenos. Serão servidos acari assado e cozido, bolinho de piracuí e caldeirada com preços à R$ 5,00, além do Camari com preço à R$ 6,00. A abertura do festival será às 8h, com uma celebração religiosa. Às 9h acontece um torneio de futebol masculino e às 17h, começam as apresentações culturais. E às 20h começa a festa dançante e o mega Bingão.
Santarém-Miri
Moradores da comunidade relatam que a região, em seus primórdios, era habitada por índios Miri, daí a origem do nome da comunidade.
Atualmente, Santarém-Miri possue 380 famílias e se apresenta como a última e a maior comunidade da região do Ituqui, distante cerca de 100 km de Santarém, fazendo limite com a comunidade de Pacoval, no município de Prainha.
Suas principais atividades econômicas são: pesca artesanal, agricultura básica e pequenas criações de gado.