3. Finanças
Grupo de Educação Fiscal promove formação para educadores Autor: Ascom Sefin

Grupo de Educação Fiscal promove formação para educadores

Dannie Oliveira
Mais de 50 participantes integram primeira capacitação do ano.

Professores, técnicos e gestores das redes municipal e estadual de ensino são o público-alvo da formação promovida pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal – Gmef/San, em parceria com o Grupo Estadual de Educação Fiscal - Gefi, que começou na terça-feira e continua até o dia 24 de março no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).

Com o tema central “Boas práticas enriquecem o trabalho desenvolvido e impactam em bons resultados”, a capacitação é a primeira atividade do ano realizada pela iniciativa formada pelas Secretarias Municipais de Finanças (Sefin) e Educação (Semed), além da Delegacia da Receita Federal e as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefa) e Educação (Seduc). Os participantes foram convidados a refletir sobre o exercício pleno da cidadania, a partir do processo de participação e controle social, visando futuramente a elaboração de projetos de intervenção pedagógica, conforme frisou a secretária de Finanças e atual coordenadora do grupo, Josilene Pinto.

“A formação que o Gmef/San, em parceria com o Grupo Estadual de Educação Fiscal, está realizando é mais um passo importante na realização do planejamento do grupo para o ano de 2023. Além disso, concretizamos a nossa missão de continuar a disseminação da educação fiscal em Santarém e por conseguinte continuar mantendo nossa cidade como referência nacional em Educação Fiscal”.

Em quase duas décadas de existência, o Gmef/San atua promovendo práticas de cidadania por meio da Educação Fiscal que é abordada por educadores através de projetos desenvolvidos em sala de aula. Uma vez capacitados, professores passam a ensinar de forma lúdica a crianças e adolescentes a importância dos impostos à sociedade. Uma das professoras presentes na formação do grupo foi Maria Herivete da Silva, da Escola São Pedro, no quilombo do Bom Jardim, que viu no encontro uma ótima oportunidade de tirar suas dúvidas.

“Eu já conhecia o grupo de educação fiscal, mas esse é o primeiro ano que a escola irá participar. Espero tirar muitas dúvidas nessa formação. Estamos pensando em modificar um projeto que já fazemos na comunidade. Os alunos entrevistaram moradores mais velhos e foram para a sala de aula produzir sobre a realidade deles e através de canções e paródias falaram sobre o dia-a-dia, preconceito, racismo, empoderamento feminino e territórios quilombolas. Trabalhamos do 6º ao 9º ano e fizemos um evento em que todos participaram. A ideia agora é enfatizar o tema da educação fiscal através de rimas e canções”.

A coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Estado do Pará, Zilda Benjamim, destacou que o Gmef/San é um dos grupos pioneiros no estado e que ao longo dos anos vem desenvolvendo um trabalho muito importante, reconhecido com premiações nacionais. Ela ressaltou que a ideia é levar o programa para outras cidades vizinhas como Belterra.

“Vamos ter duas turmas nessa formação sobre educação fiscal e cidadania, uma pela manhã e outra pela tarde, sendo essas de professores de escolas do município e do estado. Hoje vim visitar o programa e também realizar uma visita em Belterra, onde queremos implantá-lo também. Nossa próxima etapa será um seminário com todas as escolas do estado. Através do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) , nossas atividades serão reforçadas com o apoio da Rádio Margarida, que irá trabalhar a temática da educação fiscal de forma lúdica para a comunidade”.