3. Finanças
Grupo de Educação Fiscal inicia atividades em Santarém Autor: Agência Santarém

Grupo de Educação Fiscal inicia atividades em Santarém

Dannie Oliveira
Iniciativa atua incentivando a comunidade educativa quanto à importância da Educação Fiscal como exercício de cidadania

Gestores, professores e técnicos de escolas municipais e estaduais de Santarém participaram nesta quinta-feira (02), na Casa de Cultura, da Abertura das atividades do Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef/SAN). A iniciativa existe desde 2006 sendo formada por órgãos como a Receita Federal, Secretaria de Fazenda e Prefeitura de Santarém através das Secretarias Muncipais de Finanças (Sefin) e de Educação (Semed).

Titular da Sefin, Josilene Pinto, coordena o Gmef/San: cerca de 145 instituições de ensino devem participar dos trabalhos neste ano de 2023

Em 17 anos de atividades, o Gmef/SAN vem fomentando práticas de cidadania, através da Educação Fiscal abordada por meio de projetos desenvolvidos nos educandários. Iniciativas que de forma lúdica ensinam crianças e adolescentes a importância dos impostos à sociedade, conforme explicou a secretária de Finanças e atual coordenadora do grupo, Josilene Pinto.

“Esse encontro inicia efetivamente as ações do grupo fiscal para o exercício de 2023. Começamos abordando a temática da importância de gestores e diretores trilharem um projeto de educação fiscal nas escolas e instituições que trabalham, de forma a promoverem um despertar nos alunos independentemente da idade. A educação fiscal nada mais é do que trabalhar no cidadão a sua conscientização fiscal, a responsabilidade e obrigação de cada um e o acompanhamento oficial dos tributos que são pagos”, explicou Josilene.

A abertura de trabalhos contou com a palestra “Individualização do Ensino e contexto da aprendizagem por meio de projetos”, que foi ministrada pela professora Márcia Ximenes. A educadora frisou que as escolas estão cada vez mais alcançando níveis de excelência a cada edição do prêmio de Educação Fiscal e que a mobilização para a criação de projetos tem colaborado para uma aprendizagem muito mais significativa.

“Seja para que a gente concorra para o prêmio, seja para que se promova melhorias cada vez bem mais sucedidads nas escolas, o Gmef tem uma representatividade muito ampla e atenta as demandas. As escolas alcançam níveis de excelência quando envolvem nas suas aprendizagens projetos. Temos experiências exitosas na nossa cidade, o que prova que é possível você mudar contextos sociais, que é possível envolver os alunos no universo da pesquisa, da investigação, da curiosidade e da criatividade”, pontuou a professora.

A previsão é de que 160 escolas participem das atividades do Grupo Municipal de Educação Fiscal, em 2023, sendo 145 instituições públicas municipais de ensino e 15 estaduais. No próximo dia 17 de março, gestores e professores devem participar de uma roda de conversa na Escola do Parque. A primeira formação do grupo voltada aos participantes ocorrerá ainda no mês de março no período de 21 a 24 no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam).