3. Finanças
  4. Cresce número de atendimentos na Sala do Empreendedor
Cresce número de atendimentos na Sala do Empreendedor Autor: Arquivo - Agência Santarém

Cresce número de atendimentos na Sala do Empreendedor

Dannie Oliveira
Aumento decorre sobretudo da abertura de novos negócios.

O município de Santarém tem experimentado um notável aumento no número de atendimentos na Sala do Empreendedor, indicando um crescimento expressivo no empreendedorismo local. Dados recentes da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), revelam que o total de atendimentos atingiu quase 80 mil, representando um aumento significativo de quase 30%. Essa tendência positiva é um reflexo do crescente interesse dos empreendedores locais em formalizar seus negócios.

A maioria esmagadora dos registros na Sala do Empreendedor está relacionada a pequenos negócios, com destaque para o aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEI's), especialmente neste final do ano. As atividades ligadas ao setor produtivo de serviços foram as mais procuradas, indicando uma diversificação e crescimento desses segmentos na região.

Dados fornecidos pela Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), em julho deste ano, revelam que Santarém abriga atualmente 28.800 empresas. Esse cenário é impulsionado pela Sala do Empreendedor, espaço inaugurado desde 2017, dedicado à orientação e esclarecimento de dúvidas sobre abertura, legalização e ampliação de empresas.

Investimentos públicos, como o asfaltamento de vias em bairros periféricos nos últimos anos, têm contribuído diretamente para a abertura e formalização de negócios, facilitando o acesso dos clientes e criando um ambiente propício para o empreendedorismo. Além disso, o progresso das obras na Rodovia Santarém/Cuiabá (BR 163) tem atraído representantes comerciais, consolidando novas empresas na região.

"Além dos investimentos públicos, esse crescimento no número de empreendimentos registrados no município, também, está aliado à simplificação no licenciamento das atividades. Santarém adota rigorosamente a Lei da Liberdade Econômica, que visa que as empresas com atividades consideradas de baixo risco possam iniciar suas atividades prévias sem precisar de licenças para obter o alvará de funcionamento. Além disso, os microempreendedores individuais estão isentos de quaisquer taxas para exercer suas atividades e contam ainda com a dispensa do alvará de funcionamento", destacou Vilberto Sá, coordenador da Sala do Empreendedor.

Atualmente, a maioria das empresas registradas na categoria de Microempreendedor Individual é gerida por mulheres, refletindo a participação ativa e crescente do empreendedorismo feminino em Santarém. O município conta com um total de 17.933 MEI's. Quanto aos CNAE's (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), 1.717 estão inscritas como Comércio Varejista e Vestuário, 965 como minimercados e 951 como cabeleireiro e manicure.

A Sala do Empreendedor é fruto da parceria entre o Sebrae e as Prefeituras e desempenha um papel fundamental na melhoria e simplificação do ambiente de negócios em todo o estado. Ao atuar em colaboração com as administrações municipais, a Sala oferece suporte essencial para pequenos negócios, proporcionando uma abordagem simples e prática para impulsionar empreendimentos.

"Além de estimular os investimentos públicos, a nossa gestão tem se destacado, também, em ações diretas que tornem o município com condições seguras para o investidor e, principalmente, para que novos negócios possam se estabelecer, promovendo a geração de renda e novos postos de trabalho e diversas oportunidades para nossa população", observa o prefeito Nélio Aguiar.

Os serviços prestados pela Sala do Empreendedor abrangem desde o planejamento de novos negócios até a gestão empresarial, incluindo a formalização de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Além disso, o espaço facilita o processo de emissão de certificados e declarações anuais, simplificando a burocracia para os empreendedores locais. Palestras e oficinas de capacitação, também, são oferecidas, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos empreendedores da região.

O aumento expressivo nos atendimentos na Sala do Empreendedor em Santarém reflete não apenas um crescimento quantitativo, mas também um fortalecimento qualitativo do ecossistema empreendedor local. O investimento em infraestrutura, aliado ao suporte oferecido pela Sala, posiciona Santarém como um ambiente propício para o empreendedorismo, gerando impactos positivos na economia local e na vida dos empreendedores.