3. Desenvolvimento Econômico
Santarém ganha a segunda Sala do Empreendedor Autor: Agência Santarém

Santarém ganha a segunda Sala do Empreendedor

Rony Aires
O município, também, aderiu ao Programa Cidade Empreendedora.

O município de Santarém celebrou na noite dessa quinta-feira, 28, um importante marco para o empreendedorismo: a inauguração da segunda Sala do Empreendedor, projeto realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Este segundo espaço vai funcionar funciona nas dependências da própria Semdec e vai contribuir para ser mais um agente a catalisar a economia local.

Entrega da segunda Sala do Empreendedor de Santarém.

Santarém é a 2ª melhor cidade para empreender no Pará e 40ª no Brasil

Cresce número de empresas abertas em Santarém

A Sala do Empreendedor é uma iniciativa da gestão municipal que visa simplificar e agilizar os processos de abertura e formalização de negócios na região, oferecendo aos empreendedores um espaço dedicado e serviços especializados para orientação e apoio na legalização de suas atividades. Este projeto tem se mostrado fundamental para estimular a criação de novos empreendimentos e, consequentemente, gerar empregos e renda.

Ronan Liberal Jr. : "Gestão comprometida com o crescimento dos negócios e da economia"

O titular da Semdec, Ronan Liberal Jr., afirmou que este é mais um passo importante para o desenvolvimento econômico de Santarém.

"Nossa gestão está comprometida em criar um ambiente propício para o crescimento dos negócios locais. Esta segunda Sala do Empreendedor é um reflexo desse compromisso. Ela vai oferecer suporte e recursos essenciais para aqueles que buscam iniciar, expandir ou melhorar seus negócios na nossa cidade", exemplificou o secretário.

A Prefeitura, por meio da Semdec, tem desempenhado um papel fundamental no sucesso deste projeto, proporcionando atendimento personalizado aos empreendedores, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações sobre os procedimentos necessários para abrir e regularizar um negócio.

Nélio Aguiar: "É mais uma ferramenta que contribui com o desenvolvimento sustentável de Santarém".

"Esta segunda Sala do Empreendedor tem um diferencial em relação a primeira. Ela irá oferecer acesso a cursos e capacitações gratuitas, conectando os empresários com as ferramentas e recursos necessários para fortalecer suas empresas. É mais um suporte, uma ferramenta que contribui diretamente para o desenvolvimento do nosso município e a inserção de pequenos negócios, principalmente, em um ambiente capaz de torná-los cada vez mais sólidos. Esse é o papel da Prefeitura, oferecer condições para que mais negócios possam se estabelecer em Santarém de maneira sustentável", destaca o prefeito Nélio Aguiar.

Cidade Empreendedora

Durante a entrega da nova Sala, o prefeito Nélio Aguiar assinou o Termo de Adesão ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Esta iniciativa objetiva a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. De acordo com o Sebrae, é a solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.

Santarém adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae.

O Programa organiza-se em 10 eixos de atuação, definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento.

O diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno, destacou o investimento da Prefeitura no Programa Cidade Empreendedora.

Rubens Magno: "Santarém é uma cidade atratativa para negócios e a Prefeitura acredita nesta ideia".

"No Brasil, temos mais de 5 mil municípios e Santrarém é a 40ª melhor cidade para empreender. Santarém se consolida como uma cidade atrativa para os negócios e a Prefeitura está investindo porque acredita, não apenas no Sebrae, mas, principalmente, acredita no seu povo e nos seus empreendedores".