3. Educação
  4. Uso de recursos pedagógicos é tema da II Mostra de Educação Especial
Uso de recursos pedagógicos é tema da II Mostra de Educação Especial Autor: Ascom Semed

Uso de recursos pedagógicos é tema da II Mostra de Educação Especial

Ronnie Dantas
Evento no Parque da Cidade expôs trabalhos, metodologias e dinâmicas utilizadas no ensino aprendizagem dos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Educação Especial, realizou nesta sexta-feira, 30, na área do Parque da Cidade, a II Mostra de Educação Especial do município de Santarém. O evento reuniu alunos e professores que atuam na educação especial nas escolas da rede pública municipal.

Estimular o uso dos recursos pedagógicos para estudantes da educação especial, melhorar o ensino aprendizagem, por meio do uso de recursos pedagógicos aplicado para os estudantes especiais, incitar a curiosidade e o desejo de crianças e adolescentes especiais, bem como professores em promover uma educação mais inclusiva e incentivar a participação dos professores na inscrição e apresentação de projetos voltados para a educação especial foram alguns dos objetivos.

Professor José Ribamar Lopes Bentes, deficiente visual (cego) prestigiou o evento. Ele destacou a importância do evento.

"A importância desse evento é pela qualidade de materiais produzidos pelos profissionais da educação, visando oferecer o melhor enquanto material adaptado para todos os alunos de todas as modalidades de deficiência, autismo, surdez, cegueira, baixa visão, pegando todos esses mecanismos aí, todo esse leque de conhecimento de cada profissional procura desenvolver e expondo aqui de maneira bem adequada para que todos possam visualizar e perceber o trabalho que é desenvolvido dentro da educação especial”, disse.

"A mostra vem trazer várias metodologias que podem ser desenvolvidas em sala de aula para o aluno acompanhar, inclusive, brincando junto com os outros, até porque ele não pode ficar sozinho, separado. Aqui também é uma troca de experiência, de vivenciar aprendendo, brincando, é um lúdico, e os professores, também, podem aprender com os outros”, salientou a Professora Raimunda Mamede, do Cemei Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

A coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed, Dineide Sousa, avaliou como positivo o evento.

“Nós temos aqui 23 trabalhos apresentados, tanto da região urbana, quanto de rios e planalto. Isso é muito positivo, a gente consegue trazer, mesmo com as dificuldades de logística. Então nós avaliamos como bem positivo pelo local, pelo ambiente, os alunos participando, isso é muito gratificante, isso aqui é tudo que eles [professores] desenvolvem na sala de aula com os alunos e, também, esse momento está sendo útil pela troca de experiência. A gente consegue ver professores olhando o trabalho uns dos outros e copiando a ideia porque acharam positivo, então isso é muito legal”, comentou Dineide.

Para a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, o evento é o ponto de culminância dos trabalhos realizados pela educação especial ao longo do ano e disse estar convicta do bom trabalho realizado na rede municipal.

“Com certeza, aqui eu diria, é um ponto de culminância de todo o trabalho realizado ao longo do ano nas nossas escolas. Hoje nós atendemos uma clientela de mais de 2.400 alunos, com 250 professores, mais mil mediadores, e a gente fica muito feliz de ver hoje, concentrado aqui nesse espaço, todo o trabalho pedagógico realizado pelas nossas escolas. Aqui os professores têm a oportunidade de verem de perto o trabalho que as escolas realizam. Eu estou convicta de que as nossas crianças são bem atendidas e, por toda a criatividade que a gente viu por aqui fico mais convicta de que isso acontece no dia a dia das nossas escolas”, frisou a secretária.

Educação especial em números

A Semed atende hoje 2.405 alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com 250 professores de AEE e 728 mediadores. Porém, vale ressaltar que, esse ano, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semed, fez uma nova licitação para contratação de 1.058 estagiários. Destes, 330 destinados para educação infantil e 728 para a educação especial.

O papel do estagiário é auxiliar o professor no acompanhamento dos alunos em relação às suas necessidades em sala de aula e no âmbito escolar, tanto de alunos autistas quanto daqueles com mobilidade reduzida.

Na última quarta-feira (28), a Prefeitura entregou para a educação especial dispositivos óculos com tecnologia Orcam My Eye, beneficiando 35 alunos e 3 professores cegos e/ou baixa visão que atuam ou estudam na rede de ensino. O equipamento com tecnologia assistiva vestível mais avançada do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura proporciona, como ferramenta de visão artificial, o acesso à informação, esteja a pessoa onde estiver, e sem a necessidade de conexão à internet.