O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Ademaro da Silva Neves, em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia (Unama), promoveu nesta terça-feira (18), uma atividade com massagem relaxante para as crianças do Cemei localizado no bairro Matinha.
A ação é a culminância do projeto “Massagem Shantala: Cuidado e Afeto para os Bebês” e tem como objetivo, promover o desenvolvimento afetivo e emocional dos bebês de 2 anos por meio de massagem e ampliar a interação entre as crianças e os educadores do Centro Infantil.

Devidamente acomodados em uma das salas do Cemei, em temperatura agradável, as crianças foram submetidas a pequenas sessões de massagem através da técnica milenar, originada no sul da Índia.
“Como as crianças eram muito ansiosas no início do ano resolvemos trazer esse projeto através da massagem Shantala. Com isso, elas ficaram mais relaxadas, dormem mais e melhor e não estão mais tão ansiosas”, disse a fisioterapeuta Mary Rodrigues.
A Shantala é uma técnica tradicional de massagem infantil que contribui para o relaxamento, o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos bebês. Diminui o estresse e estimula sensações de alegria e bem estar, bem como relaxa o bebê, estimula pele e favorece o sistema imune, além de favorecer um sono mais calmae resistente a barulhos externos. A iniciativa também fortalece a conexão afetiva entre educadores e crianças, reforçando o cuidado e o acolhimento no ambiente escolar.
Ana Paula dos Santos, estagiária do curso de Fisioterapia da Unama, parceira do projeto, comentou sobre a técnica de massagem aplicada.

“O método Chantala ainda não é muito conhecido, mas é ótimo porque traz vários benefícios sensórios motores não só para a criança, mas também o contato mãe e filho porque exige o contato direto da mãe com a criança para poder facilitar a massagem, e nós, da Unama, fomos convidados para orientar e aplicar a técnica aqui no Cemei”, explicou.
Como atividades complementares, teve ainda momento de relaxamento guiado e brincadeiras sensoriais com diferentes texturas e objetos, estimulando ainda mais o desenvolvimento motor e perceptivo dos pequenos.
A coordenadora do Cemei, Aline Fernandes, informou que o projeto começou a partir da realidade dos alunos atendidos. Segundo ela, a rotina das crianças em casa com os pais, é muito diferente da rotina no Cemei. Daí surgiu a ideia do momento de relaxamento após o almoço.

“Tudo começou quando as professoras, utilizando o óleo, começaram a faz massagem nas mãos, nos pezinhos deles e isso virou uma rotina pós almoço. Foi quando fui comunicada desse projeto e nós buscamos a parceria com a Unama pra aprofundar mais essa técnica, a teoria ligada à prática, e estamos aqui nesse sucesso do projeto que eu acredito que será um marco no nosso Cemei com atendimento das crianças a partir dos berçários, com alunos de 1 a 3 anos. Hoje o projeto atende apenas crianças de 2 anos”.

O Cemei Ademaro atende 126 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos, com turmas parciais e integrais. “temos três turminhas integrais, onde as crianças entram às 7h30 e saem às 17h30. É nas outras turmas (parciais) que a gente pretende desenvolver o projeto ano que vem”, completou a coordenadora.
Autor:
Ronnie Dantas - Ccom