3. Educação
  4. Semed participa da I Mostra de Educação de Surdos realizada pela UFPA
Semed participa da I Mostra de Educação de Surdos realizada pela UFPA Autor: Divulgação Semed

Semed participa da I Mostra de Educação de Surdos realizada pela UFPA

Ronnie Dantas
Evento realizado nesta quarta-feira, 28, na Escola do Parque, encerrou o primeiro semestre do curso de graduação de Letras/Libras.

Com o objetivo de compartilhar e fomentar a reflexão sobre as práticas didático-pedagógicas no âmbito da educação bilíngue de surdos no oeste paraense, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou da I Mostra de Educação de Surdos em Santarém.

Linguagem, cultura e surdez foi o tema do evento realizado pelos acadêmicos do curso de graduação de Letras/Libras do Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Semed.

A programação contou com a presença do representante da Associação de Surdos de Santarém, Andreson Charles Oliveira, da técnica de Referência da Educação Especial da Divisão Regional de Ensino (DRE/Santarém), Adna Gonçalves Viana, do ministrante da disciplina Seminário Extensionista de Educação de Surdos, além do coordenador do evento, Prof. Doutor Eder Barbosa Cruz, de Belém, e ainda a Professora Mestra Dineide Sousa, coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed e que, no ato, também, representou a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, ausente por motivo de saúde.

São 27 alunos, inclusive de municípios vizinhos como Alenquer, Almeirim, Aveiro, Prainha, Curuá, Placas e Medicilândia, participando dessa primeira turma do curso de graduação de Letras/Libras. O curso conta com 1.400 h/a, 8 módulos e duração de 4 anos.

O professor Eder Barbosa Cruz, da UFPA/Belém, e coordenador do evento, afirmou que a perspectiva é a expansão da educação bilingue por todo o estado.

"Esse é um curso de graduação como qualquer outro. Essa primeira turma traz a perspectiva de expandir a educação bilingue de surdos pelo estado do Pará, saindo da Universidade Federal do Pará, Campus Belém, e atingindo outros municípios como Alenquer, Almeirim e tantos outros com alunos que fazem parte do Parfor, inclusive da cidade de Santarém, que agora, por meio dessa formação se tornarão fluentes em Libras capazes de ensinar essa língua e poder implementar uma educação bilingue nas suas localidades”, destacou.

Ainda de acordo com Eder, durante esse período, os alunos têm disciplinas para aprender a Língua de Sinais, disciplinas para aprender a ensinar a língua, criar materiais para surdos, pra aprender, criar material de ensino de português para surdos e também para conhecer o funcionamento da política linguística e educacional de surdos.

Professora Dineide Sousa, coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed, lembrou que a obrigatoriedade do uso da Libras em todos os espaços sociais, está garantida pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU/2006).

"A Convenção formula e implementa políticas públicas intersetoriais, com a finalidade de garantir que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva tenham acesso a todos os meios de comunicação e expressão, em todas as etapas da vida, bem como assegurada na Lei nº 10.436, que foi um grande marco histórico, tendo em vista as conquistas sociais pertinentes à comunidade surda".

Dineide ressaltou ainda que em Santarém foi aprovado, em 2020, um Projeto de Lei, de autoria do vereador Ronan Liberal Jr., que inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos programas de formação continuada em serviço da Secretaria Municipal de Educação, aos profissionais da educação da rede municipal de ensino.

Semed promove mais inclusão

A Secretaria de Educação, por meio da Divisão de Educação Especial, vem ofertando semestralmente o curso de Libras para os professores, prioritariamente, com o objetivo destes profissionais promoverem a inclusão do aluno surdo nas classes normais.

Neste ano, o município atende na rede 29 alunos surdos e disponibiliza 8 professores surdos para o atendimento e ensino da Libras como língua oficial para esse público, além do professor do AEE (Atendimento Educacional Especializado) que é responsável pelo ensino da Língua Portuguesa.

A programação de hoje encerrou o primeiro período de um total de oito semestres da primeira turma ofertada em Santarém. O segundo semestre ocorrerá nos meses de julho e agosto do ano corrente.