A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), acabam de firmar uma parceria com o objetivo de fortalecer a capacidade de oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar de base sustentável para a alimentação escolar nas escolas da rede municipal de ensino.
Hoje, quarta-feira, 2, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, e o representante do IABS Brasil, Eric Sawyer, assinaram uma Carta de Manifestação de Interesse no âmbito da chamada pública dos projetos Fundo Amazônia e Amazônia na Escola - comida saudável e sustentável.
Por meio do documento, a Semed torna-se parceira como unidade gestora responsável pela gestão do projeto Amazônia na Escola.
A cerimônia de assinatura contou ainda com a presença da coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentação Escolar da Semed (NAE), Vanda Maia, do coordenador da região de rios, Nilton Araújo e da assessora de Ensino, Vânia Barroso.
Para Vanda Maia, do NAE, representada como ponto focal no projeto, a iniciativa contempla produção e consumo por parte da rede escolar.
"O crescimento e desenvolvimento das comunidades acontecerão de forma gradativa, porém com a certeza de produção em mercado certo, saúde dos alunos e o principal: comida saudável sendo ofertada a partir do que se produzir em âmbito local”, comentou.
Eric Sawyer, do IABS Brasil, explicou que o projeto foi realizado em atendimento ao edital do BNDES, do Fundo Amazônia, que se chama Amazônia na Escola. O projeto Saúde e Alegria e o Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional são parceiros. Segundo ele, a ideia é trabalhar tanto com a oferta de produtos quanto a demanda.
"Vamos trabalhar com associações, com cooperativas que estejam no município, naquela demanda que tiverem maquinário de infraestrutura e serviços para se adequar e estarem aptos para oferecer produtos dessa agricultura, a cultura mais saudável para os cardápios escolares. Por outro lado, também, vamos trabalhar com a demanda, que são as escolas, estruturá-las para que possam receber produtos, inclusive produtos perecíveis de uma forma mais adequada”, pontuou Eric.
O IABS também trabalhará na distribuição dos produtos junto aos municípios, com capacitação para as pessoas responsáveis, as nutricionistas e merendeiras, por exemplo.
Eric informou ainda que o projeto está em fase final de ajustes e adequações solicitadas pelo BNDES. Ele acredita que dentro de um mês o contrato possa ser assinado para poder começar as atividades.
“É uma promessa, depende muito de uma série de variáveis, mas acreditamos que esse horizonte é algo desejável tanto para o pessoal do banco do BNDES como para nós, que somos os parceiros do projeto. Vamos trabalhar firmes para isso”, finalizou.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, feliz pela iniciativa, faz uma projeção para o município de Santarém.
“A participação de Santarém, manifestada por essa carta de interesse, certamente projeta o município para um futuro próximo pautado no desenvolvimento econômico e sustentável dos territórios e das comunidades ribeirinhas".
Sobre o IABS
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é uma organização dedicada ao desenvolvimento de projetos, ideias e programas que dialoguem com o bem-estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades em níveis local, regional, nacional e internacional.
Fundado em 2003, o IABS é uma associação privada, sem fins lucrativos, certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Após apresentar proposta, o Instituto foi selecionado para este projeto na região Oeste do Pará.