Estão abertas as inscrições do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, e as escolas de Santarém que desenvolvem projetos nessa área podem participar. As inscrições continuam abertas até 31 de julho. Desde 2014, o município coleciona premiações, estando sempre entre os primeiros colocados.
Anualmente, a Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), realiza o evento com o intuito de reconhecer as iniciativas que promovem impacto social e tributário, visando reforçar a ideia de que o pagamento de tributos é essencial para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento econômico do país.
Este ano, estão participando do Prêmio Municipal de Educação Fiscal de Santarém, 29 escolas municipais e 1 estadual. Instituições essas que estão aptas a participar do Prêmio Nacional, que terá a etapa final no mês de novembro.
"É muito importante que os projetos sejam inscritos na competição nacional, para que Santarém continue um município modelo deste tema, alcançando os bons resultados e trazendo prêmios estaduais e nacionais e, é claro, participar de todas as ações nesse sentido, pois sabemos que esse conhecimento em cidadania é significativo para as nossas crianças", incentivou o secretário adjunto municipal de Educação, Nilton Araújo.
Como participar
Para participar as escolas devem se inscrever pelo site, com o descritivo do projeto, que deve comunicar com clareza e objetividade as ações/atividades que envolvem sua execução.
Prêmios Nacionais de Educação Fiscal/Febrafite para as escolas de Santarém
- 1º lugar em 2014 - Escola Estadual Frei Ambrósio, Projeto Sol Solidário, coordenado pela professora Eliana Mara (in memorian)
- 2º lugar em 2015 - Escola Municipal Indígena Borari, de Alter do Chão
- 3º lugar em 2017 - Escola Municipal Rosilda Wanghon, Projeto Cidadão Legal, coordenado pelo professor Marivaldo Sousa
- 3º lugar em 2019 - Escola Municipal Maria Amália, projeto coordenado pela professora Márcia Ximenes
- 1º lugar em 2020 - Escola Municipal Rosilda Wanghon, com projeto de melhor prática de cidadania do Brasil
- 3º lugar em 2021/2022 - Escola Municipal Santa Luzia
- 2º lugar em 2023 - Escola Municipal São Pedro, Quilombo Bom Jardim
- 3º lugar em 2024 - Escola Municipal Rotary