1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Calendário letivo de várzea inicia com capacitação para manipuladores de alimentos com foco na transição de produtos enlatados para proteínas congeladas
Calendário letivo de várzea inicia com capacitação para manipuladores de alimentos com foco na transição de produtos enlatados para proteínas congeladas Autor: Tracy Costa/CCOM PMS

Calendário letivo de várzea inicia com capacitação para manipuladores de alimentos com foco na transição de produtos enlatados para proteínas congeladas

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Nove escolas da região participaram das ações de educação alimentar e nutricional.

A comunidade Piracãoera de Baixo, localizada na margem esquerda do Rio Amazonas, na região de várzea de Santarém, recebeu nesta terça-feira, 15, formações voltadas para a manipulação de alimentos, com foco na transição de produtos enlatados para proteínas congeladas.

As ações de educação alimentar e nutricional foram ofertadas pelo Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE), da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, em parceria com o Núcleo Técnico de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA.

“Agora, no início do calendário de várzea, a Escola São José, da comunidade Piracãoera de Baixo, é a primeira a realizar a transição dos alimentos enlatados para as proteínas congeladas, como frango, carne moída, que são mais saudáveis. Diante desse novo cenário, fez-se necessário o treinamento das pessoas que vão manipular esses alimentos, não somente aqui dessa comunidade, mas também das escolas do entorno, que também participaram da capacitação”, explicou a coordenadora do NAE, Vanda Maia.

O curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos é ofertado aos servidores das escolas para que haja um melhor aproveitamento dos produtos que serão servidos aos alunos. Durante a formação, os participantes aprendem sobre o recebimento, a preparação e o porcionamento dos alimentos, para que os produtos que chegam até os pratos sejam seguros e saudáveis para consumo, ofertando um contexto de nutrição e segurança alimentar para os estudantes.

Ainda como parte das ações de educação alimentar e nutricional, os produtores rurais da comunidade prepararam uma ‘feirinha’, oportunidade em que puderam mostrar seus produtos, e também participaram do curso de Manipulação de Alimentos, com foco na produção oriunda da agricultura familiar, já que esse alimentos vão parar diretamente nas escolas das regiões urbanas e de várzea.

“A capacitação para os produtores ocorre no sentido de que os produtos in natura passem por uma higienização, armazenamento e também o transporte, até a entrega final para as escolas. Toda essa programação foi pensada para ofertar produtos de qualidade para o nosso alunado. É de suma importância esse tipo de capacitação para garantir que o produto seja de qualidade, desde a aquisição até o consumo”, pontuou a professora Vanda.

As atividades formativas desta terça-feira, foram realizadas sob organização do Itinerante EAN - Educação Alimentar e Nutricional, contaram com a participação de representantes da Assessoria de Ensino da Semed, Escola do Parque, Conselho de Alimentação Escolar - CAE, pesquisadores do Rede CEACAN.

Escolas participantes das atividades

  1. Escola Municipal São José, comunidade Piracãoera de Baixo
  2. Escola Municipal Santa Cruz, comunidade Piracãoera de Cima
  3. Escola Municipal São Ciríaco, comunidade São Ciríaco
  4. Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, comunidade Pinduri
  5. Escola Municipal Felipe Corrêa Picanço, comunidade Campos do Urucurituba
  6. Escola Municipal São Sebastião, comunidade Igarapé do Costa
  7. Escola Municipal Odorico Liberal, comunidade Boca de Cima do Aritapera
  8. Escola Municipal Santíssima Trindade, Vila do Aritapera
  9. Escola Municipal Nossa Senhora do Desterro, comunidade Cabeça D’onça

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.