A comunidade Piracãoera de Baixo, localizada na margem esquerda do Rio Amazonas, na região de várzea de Santarém, recebeu nesta terça-feira, 15, formações voltadas para a manipulação de alimentos, com foco na transição de produtos enlatados para proteínas congeladas.
As ações de educação alimentar e nutricional foram ofertadas pelo Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE), da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, em parceria com o Núcleo Técnico de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA.
“Agora, no início do calendário de várzea, a Escola São José, da comunidade Piracãoera de Baixo, é a primeira a realizar a transição dos alimentos enlatados para as proteínas congeladas, como frango, carne moída, que são mais saudáveis. Diante desse novo cenário, fez-se necessário o treinamento das pessoas que vão manipular esses alimentos, não somente aqui dessa comunidade, mas também das escolas do entorno, que também participaram da capacitação”, explicou a coordenadora do NAE, Vanda Maia.
O curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos é ofertado aos servidores das escolas para que haja um melhor aproveitamento dos produtos que serão servidos aos alunos. Durante a formação, os participantes aprendem sobre o recebimento, a preparação e o porcionamento dos alimentos, para que os produtos que chegam até os pratos sejam seguros e saudáveis para consumo, ofertando um contexto de nutrição e segurança alimentar para os estudantes.
Ainda como parte das ações de educação alimentar e nutricional, os produtores rurais da comunidade prepararam uma ‘feirinha’, oportunidade em que puderam mostrar seus produtos, e também participaram do curso de Manipulação de Alimentos, com foco na produção oriunda da agricultura familiar, já que esse alimentos vão parar diretamente nas escolas das regiões urbanas e de várzea.
“A capacitação para os produtores ocorre no sentido de que os produtos in natura passem por uma higienização, armazenamento e também o transporte, até a entrega final para as escolas. Toda essa programação foi pensada para ofertar produtos de qualidade para o nosso alunado. É de suma importância esse tipo de capacitação para garantir que o produto seja de qualidade, desde a aquisição até o consumo”, pontuou a professora Vanda.
As atividades formativas desta terça-feira, foram realizadas sob organização do Itinerante EAN - Educação Alimentar e Nutricional, contaram com a participação de representantes da Assessoria de Ensino da Semed, Escola do Parque, Conselho de Alimentação Escolar - CAE, pesquisadores do Rede CEACAN.
Escolas participantes das atividades
- Escola Municipal São José, comunidade Piracãoera de Baixo
- Escola Municipal Santa Cruz, comunidade Piracãoera de Cima
- Escola Municipal São Ciríaco, comunidade São Ciríaco
- Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, comunidade Pinduri
- Escola Municipal Felipe Corrêa Picanço, comunidade Campos do Urucurituba
- Escola Municipal São Sebastião, comunidade Igarapé do Costa
- Escola Municipal Odorico Liberal, comunidade Boca de Cima do Aritapera
- Escola Municipal Santíssima Trindade, Vila do Aritapera
- Escola Municipal Nossa Senhora do Desterro, comunidade Cabeça D’onça