1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura de Santarém promove formação em Educação Alimentar e Nutricional
Prefeitura de Santarém promove formação em Educação Alimentar e Nutricional Autor: Ronaldo Ferreira

Prefeitura de Santarém promove formação em Educação Alimentar e Nutricional

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Ação realizada pela Semed, em parceria com a Semsa, também é direcionada às boas práticas na manipulação de alimentos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira (8) formação voltada para Educadores Alimentares das escolas municipais das zonas urbana e de planalto, unidades e centros municipais de educação infantil (Umei's e Cemei's).

Realizada no auditório da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, a capacitação, promovida pelo Núcleo Técnico de Alimentação Escolar da Semed (NAE) em parceria com o Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (VS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se estenderá até a próxima quinta-feira (10). O objetivo é qualificar o trabalho desenvolvido por educadores alimentares e valoriza-los enquanto profissionais, ressaltando a importância da alimentação escolar como ferramenta pedagógica.

 

 

A abertura do encontro contou com a presença da Coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Semed, Vanda Maia, do Coordenador do Núcleo de Rios, Nilton Araújo, que representou a Secretária Municipal de Educação Maria José Maia, a presidente do Conselho de Aliementação Escolar (CAE) Suelen Waleska, a vice-presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), Mariley Simone, as nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Samille Tapajós e da Semed, Nayara Matos e ainda de Raimundo Derí Gama, do CAE.

A Articuladora das Ações de Educação Alimentar e Nutricional, Iara Ferreira, destacou que os educadores alimentares precisam compreender sua importância e seu papel no processo de promoção da educação alimentar e nutricional na rede municipal.

“A formação é justamente para qualificar todo o trabalho das nossas educadoras alimentares e principalmente valorizá-las, reconhecê-las enquanto educadoras nesse processo não apenas da preparação da alimentação escolar que é servida aos alunos, mas, sobretudo, enaltecer o cunho pedagógico. Elas, enquanto educadoras, criam um elo do alimento saudável com a criança, preparam e servem com muito amor e carinho, colaboram na formação de hábitos alimentares saudáveis e nas estratégias de evitar o prejuízo do recurso público”, afirmou.

Durante três dias, mais de 400 educadores alimentares da rede municipal (zona urbana, planalto e Umeis e Cemeis) receberão treinamento sobre boas práticas de manipulação dos alimentos, higienização, armazenamento correto e preparo dos alimentos.

A Nutricionista Samille Tapajós, da Semsa, comentou sobre a parceria.

 

 

“A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, disponibiliza esse curso para as educadoras onde procuramos mostrar pra elas as boas práticas na manipulação de alimentos assim como a higienização o armazenamento correto e a forma de posicionamento, a fim de que não haja nenhum tipo de contaminação desse alimento”, explicou.

Ainda conforme Samilla, esse mesmo curso é oferecido na Vigilância Sanitária todo mês, com duas turmas.  Totalmente gratuito, os interessados podem procurar o núcleo para fazer a inscrição e participar.

Atualmente, a rede municipal, comprometida com a efetivação da política nacional de segurança alimentar e nutricional, atende mais de 87 mil alunos, incluindo também alunos da rede estadual.

A coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentação Escolar da Semed, Vanda Maia, ressaltou a proposta diferenciada de capacitação unindo duas Secretarias.

 

“Nós temos como meta principal fazer a formação com todos os servidores que hoje manipulam alimento nas nossas escolas. A proposta diferenciada é essa integração e cooperação entre as secretarias municipais justamente no sentido de concentrar no mesmo ambiente, no mesmo espaço, os profissionais que manipulam os alimentos para receberem a formação, tanto por parte dos profissionais da vigilância sanitária como também pelos técnicos que atuam dentro do programa da alimentação escolar”, frisou Vanda.

Após a formação para educadores alimentares das zonas urbana, planalto e coordenadores de unidades de educação infantil, a próxima etapa será direcionada aos servidores que atuam na região de várzea, a partir do dia 15 de julho.

Vanda explicou que a região passou pelo momento de transição, com a saída do cardápio dos produtos enlatados para o consumo de produtos congelados. “É uma nova realidade nas nossas escolas da várzea e esses profissionais precisam estar capacitados pra esse momento”, completou.

 

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.