Uma reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, 8, na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, definiu as diretrizes para a realização de mais uma edição do Festival de Bandas de Santarém. Na oportunidade, a coordenação do evento e os regentes/representantes dos grupos musicais decidiram pela criação da categoria ‘Banda Musical Infantojuvenil’.
O encontro, contou com a participação de representantes de 18 instituições dos municípios de Santarém, Belterra e Óbidos.
Além da criação de uma nova categoria, outra mudança importante foi a atualização da nomenclatura do evento, que agora passa a ser denominado oficialmente Festival de Bandas, em razão da exclusão da categoria “Fanfarra Simples” – composta apenas por instrumentos de percussão e cornetas. Durante a reunião, foram definidos critérios essenciais para a realização do festival, como a proporção permitida de integrantes nas bandas, incluindo alunos regulares, ex-alunos e convidados técnicos, visando assegurar o equilíbrio e a representatividade nas apresentações.
Gean Araújo, coordenador do Festival de Bandas, explicou a criação da nova categoria. “Uma das principais novidades desta edição é a criação da categoria Banda Musical Infantojuvenil, com componentes (músicos/corpo coreográfico), com idade máxima de 18 anos. Com o intuito de estimular a participação de jovens talentos e fortalecer o processo de formação musical nas bandas da região”, disse.
Este ano, o Festival de Bandas, promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e coordenado pela Escola de Artes, acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, na Av. Tapajós.