1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Secretaria de Educação e parceiros abrem Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher no município de Santarém
Secretaria de Educação e parceiros abrem Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher no município de Santarém Autor: Ascom/Semed

Secretaria de Educação e parceiros abrem Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher no município de Santarém

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Programação conta com a participação de vários parceiros como Semtras, OAB Santarém, Maria do Pará, Procuradoria da Mulher, entre outros

Com o tema “Nenhuma Mulher a Menos! Unidas Contra a Violência!”, a Prefeitura de Santarém por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Trabalho e Assistência Social (Semtras) promoveu na manhã desta segunda-feira (4), no Plenarinho da Câmara Municipal, a abertura da ‘Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher no âmbito do município de Santarém’. Ação faz parte das comemorações alusivas ao mês da Mulher.

Evento é realizado em parceria com a OAB Santarém, Centro Maria do Pará, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Procuradoria da Mulher e demais parceiros.

O Objetivo da programação é enfatizar a Lei 21.956/2023, de autoria do vereador Silvio Neto, que institui a Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher no âmbito do município de Santarém, com ênfase também à Lei Maria da Penha e apresentar as ações previstas para ocorrer nas unidades escolares neste ano de 2024.

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, da secretária de Trabalho e Assistência Social e primeira dama Celsa Brito, da Vice-Presidente da OAB Pará Dra. Luciana Gluck Paul, da Vice-Presidente da OAB- Subseção Santarém Dra. Pânisa Monteiro, da Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Santarém Dra. Jakeline Mendes e ainda, da representante do Centro Maria do Pará, Raimunda Silva Ferreira, e do Chefe de Gabinete da Prefeitura, Tadeu Cunha que representou o prefeito Nélio Aguiar.

Antes desse evento de abertura, a coordenação da Semana Escolar, através da Assessoria de Ensino da Semed, realizou uma série de encontros de capacitação com Pedagogos das regiões de rios, planalto e zona urbana.

Conforme a Assessora de Ensino da Semed, Vânia Barroso, a Semana do Empoderamento Feminino faz parte das ações planejadas para a efetivação do calendário letivo escolar 2024. Trata-se de uma semana de ações formativas para todos os Pedagogos da rede de ensino, realizada nos dias 27, 28 de fevereiro e 1º de março, tendo como foco de atuação sensibilizar e planejar ações nas unidades escolares para a implementação da Lei nº 21.956, de 13 de setembro de 2023, que institui a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher no Âmbito do Município de Santarém. A partir dessas formações cada escola fará sua própria programação para a multiplicação do assunto.

Dra. Jakeline Mendes, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na OAB Santarém comentou sobre a importância da Lei 21.956/2023 que institui a Semana escolar de combate à violência contra a Mulher.

“Essa Lei é de extrema importância pra nossa sociedade pois, além de levar o conhecimento da Lei Maria da Penha (lei 11.340/2006) ela também vai impulsionar os alunos e o corpo docente à uma reflexão crítica sobre a problemática que é a violência contra a mulher e nosso objetivo é romper as barreiras dos muros das escolas e chegar até a comunidade escolar e assim expandir esse conhecimento e reduzir cada vez mais a violência contra a mulher, e que isso sirva de exemplo para outros municípios”, disse.

“Momento grandioso, muito importante no combate à violência contra a Mulher quando a gente entende que essa conscientização tem que começar desde criança, no seio, no âmbito da educação, esses meninos e meninas já crescerem com essa consciência, daí a responsabilidade dos educadores enquanto formadores de opinião, de fazer com que essas crianças sejam multiplicadoras dessas ações pois a gente acredita que a educação transforma”, disse Pânisa Monteiro, Vice-Presidente da OAB Santarém.

A Vice-Presidente da OAB Pará, Dra. Luciana Gluck Paul, comentou sobre a parceria OAB/Semed. Para ela é de suma importância continuar difundindo informações sobre todas as legislações, sobre todo o trabalho que existe para combater os tipos de violência contra a Mulher.

“O papel da OAB foi fundamental porque esse projeto foi liderado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Subseção Santarém em trazer esse projeto para a Câmara de Vereadores e conseguir a aprovação do PL, depois, fazer o trabalho político com o prefeito Nélio, que aprovou a lei de imediato, e depois levar para a prática, que é esse abraçar junto com as respectivas secretarias (Semed e Semtras), então, de fato, foi um projeto liderado pela OAB Santarém, mas ele só conseguiu sair do papel porque foi abraçado por toda a prefeitura e hoje é um dia de comemoração, uma comemoração que se origina numa dor porque nós gostaríamos de não precisar falar de violência contra Mulher, mas já que ela existe a gente tem que falar e com a nossa maior arma que temos, a arma da paz”, afirmou Dra. Luciana.

“Estamos aí somando forças nesse trabalho de combate à violência contra a mulher, a prefeitura em parceria com a Câmara de Vereadores, com a OAB, as secretarias, fazendo essa qualificação junto aos Pedagogos, é sempre importante a qualificação, o conhecimento sobre o que é violação dos direitos e quais são os caminhos em Santarém, vai ser uma semana de eventos dessa temática sobre essa política pública para a rede de ensino”, frisou a secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito

“Essa programação integra o calendário letivo da Semed, nossa ideia é proporcionaram uma semana de ações formativas para todos os Pedagogos da rede de ensino e, com isso, direcionar Gestores e Pedagogos a integrar a comunidade no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violência, notadamente contra a mulher, impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e familiares sobre prevenção e o combate a violência contra a Mulher”, destacou a secretária de Educação Maria José Maia.

Denuncie:

Em caso de violência contra a Mulher, a denúncia pode ser feita por telefone, ligando no 190 ou 180, ou pessoalmente, para isso, basta procurar a Delegacia da Mulher ou Delegacia de Polícia Civil, CRAS, CREAS, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara da Violência Doméstica do Fórum de Justiça de Santarém, OAB Subseção Santarém.

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.