A Educação Infantil Paraense pensada em Rede foi o tema do Encontro Formativo do Programa Creches por todo o Pará, realizado de 15 a 17 de abril no Centro Regional de Governo em Santarém.
O evento reuniu representantes de secretarias municipais de Faro, Óbidos, Oriximiná, Curuá, Terra Santa e Santarém, que fez a adesão ao programa, cuja assinatura de convênio foi realizada no último dia 24 de março.
O objetivo foi discutir sobre as ações pedagógicas para a educação infantil que as secretarias municipais têm a expertise em desenvolver e como tais práticas estão alinhadas com os atos legais para o tema e o Documento Curricular Estadual do Pará (DCE/PA), para que, de forma conjunta e colaborativa, sejam realizados diálogos visando a construção de propostas pedagógicas que garantam o pleno atendimento às crianças e à comunidade em todo o Pará, valorizando as diversas infâncias existentes no estado.
Foram três dias de aprendizado, troca de conhecimentos e partilha de práticas exitosas desenvolvidas nas unidades infantis.
Para Marinaldo Santos, secretário de Educação de Curuá, o encontro foi proveitoso. O município conta com apenas uma creche municipal, que atende cerca de 180 crianças e, em breve, ganhará mais uma unidade por meio do programa do governo do estado.
“Com certeza vamos voltar com muitas informações e isso vai nos ajudar muito a organizar esse espaço [creche nova] que é novidade pra gente, mas que será de muita valia para atender as crianças do nosso município”.
"Gratificante, pois vivemos vários momentos de aprendizado, tivemos a oportunidade de conhecer vários Cemeis aqui de Santarém, que é referência na região e, com certeza vou voltar com muitas ideias a serem implementadas no nosso município, que aguarda ansiosamente por esse momento, já que a demanda é muito grande”, salientou Taíssa Castro Sarrazin, coordenadora pedagógica da Educação Infantil de Óbidos.
Por sua vez, a professora Luciene Maria da Silva, diretora de Educação Básica da área urbana de Oriximiná, sugeriu à coordenação do evento a implementação de um guia das novas creches.
“Muito especial esse momento, muito esperado e ansiado por todos nós, educadores. Essa formação veio em boa hora, porque ela traz conhecimentos voltados para a formação curricular e nós sugerimos a implementação de um guia das creches novas, porque essas novas unidades ampliaram o atendimento para crianças de 1, 2 e três anos e berçário e esse guia seria com orientações, dicas em relação a organização dos espaços, sobre os procedimentos legais, isso vai ser muito bom para os nossos municípios”, ponderou.
Em Santarém, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer quatro dos 20 novos Centros de Educação Infantil em funcionamento. Um deles, o Cemei Antonia de Sousa Correa, no bairro Santo André, desenvolve a experiencia das Afrotecas. A coordenadora Geones Marques comentou sobre a troca de experiências com os municípios vizinhos.
“Foi um momento muito importante, principalmente para nós, pois pudemos compartilhar um pouco da nossa vivência, das nossas experiências, isso nos fez sentir que estamos caminhando positivamente com nossas ações enquanto instituições de educação infantil e nos sentimos felizes em poder repassar pra eles um pouco das nossas experiências, uma delas é educação antirracista na primeira infância onde trabalhamos a literatura antirracista em parceria com o Projeto Kiriku com a Afroteca Sankofa instalada no Cemei, apresentamos os recursos materiais como os bonecos, brinquedos, instrumentos musicais, jogos pedagógicos, e eles ficaram maravilhados e interessados”, relatou Geones.
Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Elisangela de Castro dos Santos, explicou que o encontro, além de ser para troca de experiências, também, visa preparar os municípios que, brevemente, irão receber unidades infantis por meio do programa Creches por todo o Pará.
“Foi um encontro de troca, diálogo e conhecimento, principalmente de escuta, e a intenção é essa mesmo, é uma rede de apoio, de troca, e nós também viemos aqui saber se estão aparelhados, se já têm equipe, se já fizeram um levantamento junto à comunidade, quantas matrículas, como vai atender [se no período integral ou parcial], enfim ,essa é uma visão de gestão, depois, cada município terá força, vez e voz para gerir suas próprias formações e para receber suas respectivas equipes”, ressaltou.
Elisangela elogiou bastante a coordenação da educação infantil de Santarém.
"Elas deram aula de como receber, como acolher, nos mostraram que a educação infantil é essa abertura, esse cuidado, esse afeto como todos os envolvidos, enfim, vocês são bons em receber, gratidão”, concluiu.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, analisou o evento repassando alguns dados sobre Santarém.
“Nesse encontro tivemos a oportunidade de trabalhar um pouco mais a política da Educação Infantil (EI) na região, não apenas a construção, a estrutura em si, mas a política da EI que é de suma importância para a educação básica, percebemos que alguns municípios estão iniciando essa política da EI enquanto que nós, aqui em Santarém, já temos uma quantidade considerada de alunos nessa modalidade de ensino. Temos aqui 13.500 alunos na EI sendo que, desse total mais de 8 mil crianças estão em creches espalhadas nos 35 Cemeis (Centros de Educação Infantil) e nas 11 Umeis (Unidades de Educação Infantil). Eu lembro que antes do prefeito Nélio nós tínhamos apenas 01 Centro Infantil, hoje são 35, além das Umeis, somando 46 Unidades. Outro dado interessante, só esse ano nós pactuamos 800 novas vagas de tempo integral, isso nos deixa muito felizes pelo avanço que tivemos nos últimos 7 anos na Educação Infantil, tanto na estrutura quanto na qualidade, na formação do ensino e vamos continuar avançando”.