A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e a Escola Municipal São Jorge, localizada no km 30 da Rodovia Santarém Curuá-Una (PA 370), região do planalto santareno, uniram-se para ensinar e conscientizar os alunos sobre a importância da reutilização da água e como produzir alimentos de forma sustentável.
Para isso, escola e universidade iniciaram no mês passado o projeto Aquaponia, uma tecnologia de produção sustentável que combina a piscicultura (produção de peixes) e a hidroponia (produção de vegetais em solução de água com nutrientes), de modo que ambas permitem o crescimento simultâneo de plantas e peixes.
Ontem, quinta-feira (10), foi dado início a quarta etapa do projeto, com o processo de ambientação de alevinos da espécie tambaqui em uma caixa d'água já instalada em uma área da escola.
Nas etapas anteriores houve visita à escola, palestra sobre o projeto e instalação da estrutura (caixa d'água).
A gestora da escola, Silvia Claudia Bezerra, destacou que o objetivo principal é conscientizar os alunos da importância do reuso da água e da produção de alimentos de maneira sustentável.
“A escola toda está envolvida no projeto porque sabemos que será uma valiosa ferramenta educacional, que promoverá o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades sociais, uma vez que professores e alunos do 9° ano serão os responsáveis pelo manejo e cuidados dos alevinos e hortaliças. Além disso, esse ano, a nossa escola estará concorrendo ao Prêmio Municipal de Educação Fiscal e a Aquaponia fará parte desse projeto, estimulando, não só os alunos, mas, também, toda a comunidade a entender que essa pode ser uma alternativa de renda para os pequenos produtores, por meio do processo de produção e sustentabilidade, as relações de consumo e a consciência fiscal”, relatou a gestora.
O projeto Aquaponia conta com a articulação e a coordenação do professor de História, Rogério Vogt, e com apoio e parceria de outras instituições, como alunos e professores do curso de Direito da Ulbra.
No processo de ambientação, os alunos do 9° ano da escola, sob a supervisão do coordenador pedagógico, Eduardo Henrique, serão os responsáveis pelo manejo e cuidados com os alevinos e a produção de hortaliças.
"Com esse projeto já estamos compreendendo alguns conceitos, como em matemática quando utilizamos as medidas na construção da estrutura. Também vemos na Arte, quando utilizamos as pinturas e em Ciências, quando trabalhamos a água, o meio ambiente”, contou a aluna Camila Vitória.
Como forma de divulgar as demais ações e iniciativas do projeto, os alunos vão produzir programas radiofônicos reproduzidos na Rádio Web Melissa 23.1 (radio interna da escola), nas redes sociais (Instagram e Facebook) e nos grupos de pais da escola (Whatsapp).