3. Educação
  4. Professores do ensino Notório Saber e Línguas Indígenas participam de encontro de formação organizado pela Semed
Professores do ensino Notório Saber e Línguas Indígenas participam de encontro de formação organizado pela Semed Autor: Ronaldo Ferreira/Ccom

Ronnie Dantas
Cerca de 120 professores participaram do evento, realizado na Sede do Sinprosan

Com o pensamento de fortalecer a identidade étnica cultural dos Povos através do ensino da Língua e Notório Saber nas escolas indígenas, a Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (29) o I encontro de professores do ensino Notório Saber e Língua Indígena Nheengatu, Munduruku e Apiaká.

Prestigiaram a abertura, realizada na Sede do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), o assessor da região de rios, Nilton Araújo, que também representou a secretária de Educação Maria José Maia, a assessora de ensino Vânia Barroso, a Presidente do Sinprosan Clarice Rebelo, e ainda a representante do Departamento de Educação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), Lídia Sarmento e Geraldo Dias, representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Um ritual indígena, com cantos e dança marcou a abertura do encontro, que reuniu cerca de 120 professores indígenas da rede municipal das regiões de rios e planalto, além de palestrantes e equipe da Divisão de Educação Escolar Indígena (DEEI) da Semed, responsável pela coordenação.

O I encontro de professores do ensino Notório Saber e Língua Indígena teve como instrumentos avaliativos, o relatório de 2023 da prática de ensino dos professores e resultados, a consolidação da prática de ensino através do planejamento (plano de curso e plano de aula) e a estruturação das propostas do ensino Notório Sabe, Línguas Nheengatu e Munduruku com base nas experiencias desenvolvidas nas escolas durante o percurso 2022/2023.

“Essa formação vai dar a esses profissionais embasamento teórico e científico para que eles tenham melhores condições de trabalhar o Notório e Nheengatu em sala de aula, levando o conhecimento tradicional e com isso, aulas mais proveitosas para nossos alunos”, ressaltou Nilton Araujo, assessor da região de rios.

Para a coordenadora da Divisão de Educação Escolar Indígena da Semed, Jecilaine Ferreira Borari, “O encontro por meio dos instrumentos avaliativos visa “preparar os professores para os desafios diários no contexto escolar, onde o principal foco é a aprendizagem do aluno, avaliando a melhor forma de transmitir conhecimentos adquiridos e levando em consideração os instrumentos pedagógicos”, destacou.

Jecilaine Borari: Educação

A Assessora de Ensino da Semed Vania Barroso Quaresma frisou que, propor uma formação em rede para os professores da disciplina Nheengatú e a disciplina Notório, é de suma importância para o fortalecimento da língua e cultura indígena.

“A formação em serviço do Professor tem sido uma das metas fundamentais da Secretaria Municipal de Educação do município de Santarém para o ano letivo de 2024, contribuindo e estimulando os professores a buscarem o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Iniciar o ano letivo oferecendo momentos de formação em serviço dos professores é essencial para garantir que os profissionais estejam preparados e capacitados, garantindo oportunidades e condições de aprendizagem para os alunos.

Semed, Divisão Indígena, em números

A Secretaria de Educação conta hoje com 2.838 alunos indígenas, atendidos por 121 professores de Língua e Notório, distribuídos nas 59 escolas indígenas da rede Municipal, sendo que, quatro delas estão em processo de transição para a categoria escola indígena.