3. Educação
  4. Prefeitura realiza projeto Escolas Ambientais em sintonia com a COP 30
Prefeitura realiza projeto Escolas Ambientais em sintonia com a COP 30 Autor: Divulgação Semed

Prefeitura realiza projeto Escolas Ambientais em sintonia com a COP 30

Ronnie Dantas
A Escola Complementar de Educação Ambiental - Escola do Parque - é a responsável pela programação, realizada em duas etapas, com teoria e prática.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na terça-feira (16) uma formação sobre o Projeto Escolas Ambientais/COP 30 para alunos do 4º e 5º anos da rede municipal.

A formação, coordenada pela Escola de Educação Ambiental – Escola do Parque, está dividida em duas etapas, teoria e prática. A parte teórica iniciou ontem, no auditório da Escola do Parque e seguirá até 26 de abril envolvendo alunos das 60 escolas da rede municipal.  Logo após, será ofertada a parte prática do projeto.

Como forma de contemplar todas as escolas, a coordenação dividiu-as em polos. Desta forma, as duas maiores escolas de cada polo e as turmas do 4º e 5º anos escolheram dois alunos para participar da formação.

Entre os assuntos abordados com os alunos estão Eu e o Meio Ambiente, Mudanças climáticas e Eu, Sociedade de consumo e os impactos ambientais e ainda, Os quatro elementos da Natureza.

Após o repasse (teórico e prático) os alunos voltarão para suas escolas com a missão de debater com os colegas e professores e desenvolver um projeto ambiental específico no ambiente escolar onde estão inseridos.

O Projeto Escolas Ambientais é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde 15 acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Geografia e Ciências vão auxiliar os alunos juntamente com a equipe da Escola do Parque no desenvolvimento dos projetos.

A Professora Alice Dias, coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa e coordenadora do Núcleo de Estágio do ICED/Ufopa, comentou sobre a parceria com a Semed.

"A nossa preocupação é bastante Freiriana no sentido da praxes, a gente entende que não podemos desvincular reflexão de ação, essa é uma das principais preocupações hoje na formação dos professores, no nosso núcleo de estágio, e essa ação possibilita que a gente fortaleça a formação dos nossos alunos no sentido de não ficar presos somente a conteúdos teóricos, mas também no sentido de promover transformação, mudança, pra melhor, na sociedade onde estão inseridos”, destacou.

Conforme a coordenadora do Projeto Escolas Ambientais da Escola do Parque, professora Flora Aparecida, a atividade contempla o Projeto COP 30 uma vez que, os projetos a serem desenvolvidos nas escolas estarão em sintonia com o meio ambiente.

"Para nós é uma grande felicidade saber que ano que vem a COP 30 vai ser realizada aqui no nosso estado. Isso é motivo de orgulho pra nós pois sabemos a grandeza do evento com tantos países envolvidos e preocupados com nosso planeta e nós queremos passar isso para nossas crianças, dizer que elas são parte importante nesse processo, passar pra eles esse sentimento de pertencimento, que as atitudes deles, diárias, a mudança de comportamento pode influenciar a família, os colegas, é isso que queremos, que aprendam desde muito jovem que são importantes para um futuro melhor do nosso planeta”, completou Flora.