Santarém será, novamente, palco das belas apresentações de bandas musicais no mês de setembro, e para que o evento seja sucesso de público e organização, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy divulgou o regulamento do XVI Festival de Bandas.
O documento foi construído democraticamente, com a anuência dos regentes e/ou representantes das escolas que desejam participar do evento. Para chegar ao consenso, reuniões foram realizadas nos últimos meses.
A coordenadora do Festival, Monique Paixão, destaca a importância das escolas estarem atentas aos prazos e demais regras descritas no regulamento.
"É importante que todos estejam atentos ao período de inscrição, entrega de documentação, quantidade de integrantes por bandas e orientações com relação a apuração. Preparamos esse edital com carinho e atenção, na certeza de que faremos, esse ano, mais um Festival de muito sucesso", enfatizou.
O Festival tem como objetivo integrar a juventude e a sociedade em geral, além de incentivar a prática musical nas escolas de ensino básico, buscando o desenvolvimento artístico cultural. Podem participar do evento, instituições (escolas de ensino em geral públicas e privadas, de Santarém e demais municípios), que se enquadrem nas categorias técnicas: Banda de Percussão, Banda Musical Infanto-juvenil e Banda Musical.
Cronograma
De acordo com o cronograma, as inscrições para o XVI Festival de Bandas de Santarém inicia no dia 4 de agosto e continua até 8 de agosto, na Escola de Artes, das 8h às 12h. No dia 12 de agosto, também na Escola de Artes, às 11h, será o sorteio da ordem das apresentações.
"Todas as escolas que têm bandas estão convidadas a participarem do Festival e toda a população está convidada para prestigiar esse evento. A música é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento das crianças e dos jovens, ela tem o poder de resgatar e transformar vidas por meio da arte", pontuou Monique.
- Confira o regulamento completo em anexo
Estão também dispostos no edital, as datas para a entrega dos documentos, relação de componentes, históricos, e a realização dos ensaios técnicos. O Festival acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, na Orla da cidade, a partir das 19h; sendo que no 1º dia se apresentarão as Bandas de Percussão (sem corpo coreográfico), e no 2º dia as Bandas Musicais.
Julgamento e premiação
Conforme previsto no regulamento, cada banda será avaliada em três aspectos distintos: marcial (marcha, alinhamento e uniforme), musical (afinação, arranjo, evolução, nível técnico e regência) e coreográfico (criatividade, expressão e sincronismo). Podendo receber notas de 7 a 10 pontos, sendo descartada a menor nota.
Fica expressamente proibida a utilização, durante as apresentações, de fogos de artifício, fumaça cenográfica, papéis picados, cenários, alegorias e adereços, sob pena de desclassificação da banda.
A apuração ocorrerrá no dia 11 de setembro, no auditório da Escola de Artes, a partir das 14h, com o somatório das notas e homologação do resultado. Na oportunidade, será permitida a presença de dois representantes das bandas; regra que, se desobedecida, acarretará na perda de dois pontos no somatório geral.
A premiação é de R$ 30 mil para cada categoria do Festival.
II Festival de Bandas da Vila Curuai
O II Festival de Bandas da Vila Curuai, no Lago Grande, acontecerá no dia 26 de setembro. O edital do evento deve ser publicado na próxima semana.