1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura inicia ciclo de formação para gestores da rede municipal que atuam na zona urbana
Prefeitura inicia ciclo de formação para gestores da rede municipal que atuam na zona urbana Autor: Ascom Semed

Prefeitura inicia ciclo de formação para gestores da rede municipal que atuam na zona urbana

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Esse é o primeiro de quatro módulos formativos realizados pelo Programa Alfabetiza Pará

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira (15) o primeiro ciclo de formação do ano do Alfabetiza Pará, um programa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que em regime de colaboração auxilia os municípios paraenses no desenvolvimento dos estudantes no período de alfabetização.

O ciclo formativo conta com quatro módulos e atende quatro diferentes frentes, sendo, professores de 1º e 2º ano, gestores da rede municipal e os pedagogos e, a partir deste ano, atenderá também professores do 3º ao 5º ano, uma novidade no processo.

A formação continuada é um dos pilares do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano. O programa é um esforço conjunto entre a União, estados, Distrito Federal e municípios e destaca-se por seu investimento de mais de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos.

A coordenadora do Programa Alfabetiza Pará em Santarém, Jéssica Ninas, destacou o objetivo e metodologias abordadas no encontro.

“Nosso objetivo é atender professores de toda a rede no sentido de fortalecer com a teoria, com troca de experiências, a prática da sala de aula no contexto escolar. Aqui nós apresentamos dados, trazemos os métodos atualizados de alfabetização, as teorias diferenciadas, metodologias ativas e abordamos a temática de legislação com os gestores, a construção de projetos políticos pedagógicos e, com isso, esperamos crescer nos índices de alfabetização e melhorar os resultados do município, tanto na avaliação de fluência leitora, que é uma avaliação externa realizada pelo programa Alfabetiza Pará, como também as avaliações externas, feitas pelo SisPAE [Sistema Paraense de Avaliação Educacional] no Pará, e pelo SAEB [Sistema de Avaliação da Educação Básica], no Brasil.

Na primeira avaliação, em março de 2023, o índice de alunos do 2º ano não alfabetizados era de 75%. Ao final do mesmo ano, esse número caiu para 50%. Hoje, a porcentagem de alunos considerados leitores é de 57,1%. A meta para esse ano é alcançar o resultado de 73,8% de crianças alfabetizadas na idade certa.

A professora ressaltou que a avaliação é positiva em comparação ao índice de 2023, quando o programa começou.

“Já crescemos bastante e esses processos formativos são um dos propósitos, de mostrar para o professor a realidade que a gente tinha, onde nós estamos hoje e para onde nós queremos ir e para isso utilizamos todos os pilares do programa como formação, avaliação, material de qualidade, infraestrutura pedagógica e física e a gestão de governança que é a administração do programa como um todo”, completou Jéssica.

Para Claudiléia Pereira Galvão, Pedagoga da escola municipal Olindo do Carmo Neves, o momento é significativo para a educação.

“Porque traz reflexões importantes para o crescimento da educação pública municipal da rede, para o entendimento da alfabetização, do letramento, a importância dessas relações entre a coordenação pedagógica, os professores, os gestores, sempre pensando no melhor, que é a educação de qualidade”, pontuou.

O Professor João Pereira da Silva, que atua na escola Raimunda de Lira Maia, reforçou a importância da formação para os pedagogos.

“Uma formação é sempre boa para atualizar nosso trabalho. Antigamente era só para os professores, aí vieram os pedagogos, agora os diretores. Então, é uma equipe toda e é muito bom que todos estejamos falando a mesma linguagem, porque certamente vai refletir na alfabetização dos nossos alunos”, frisou.

Mais Formação

A Formação continua nesta quarta-feira (16), para os gestores da zona urbana. Será na Escola de Artes, de 08h às 17h.

O ciclo formativo, com um total de quatro módulos e encerramento previsto para novembro, visa atender todos os professores e pedagogos das regiões de rios e planalto, além de indígenas e os quilombolas.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.