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Prefeitura consolida planejamento do ano letivo 2023 com a realização da Jornada Pedagógica Autor: Agência Santarém

Prefeitura consolida planejamento do ano letivo 2023 com a realização da Jornada Pedagógica

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Evento coordenado pela Semed reuniu mais de mil pedagogos e professores efetivos e prossegue para os profissionais temporários.

Com o tema “Educando com Empatia formando para a Cidadania”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a Jornada Pedagógica para pedagogos e professores efetivos da rede municipal de ensino. O evento encerrou na última sexta-feira (20), após três dias de encontro. 

 

Na quarta (18), a Jornada reuniu profissionais da zona urbana no auditório da Ufopa - Campus Tapajós. No dia 19, o evento foi direcionado aos profissionais da região de rios, na sede do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan) e, dia 20, novamente, o auditório da Ufopa Tapajós foi o palco, desta vez para pedagogos e professores da região de planalto. Ao todo, mais de mil profissionais participaram do encontro preparativo para o ano letivo de 2023. A ação foi uma continuidade do 1º Encontro de Gestores realizado no último dia 13 e integra o calendário escolar da Semed.

 

Evento coordenado pela Semed abordou diversas temáticas.

 

Para a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, o evento consolida o planejamento geral para o ano letivo de 2023.

 

"Planejamento é a chave para que possamos estabelecer metas e objetivos claros ao longo do ano. Na educação não é diferente. A realização da Jornada Pedagógica mostra a atenção da nossa gestão em preparar e fornecer ferramentas aos nossos valorosos profissionais", destaca a titular da Semed.

 

"Jornada consolida planejamento para o ano letivo", afirma Maria José Maia.

 

Policiamento Comunitário Escolar (ronda escolar)

 

Durante o evento foi destacada a parceria com o Policiamento Comunitário Escolar, uma parceria que deu certo e tem feito a diferença nas abordagens. É uma ação que reúne outros parceiros institucionais, com intuito de garantir o direito à educação do aluno, além de combater a utilização de drogas lícitas e ilícitas e a violência no contexto escolar-familiar. 

 

O coordenador do Policiamento Comunitário Escolar, Sargento PM Glauber Mota, agradeceu a oportunidade em divulgar mais sobre o projeto. Para o militar, o envolvimento de todos os parceiros, garante a superação de situações-problema.

 

Polícia Militar destacou a parceria com a rede municipal de ensino

 “Agradecemos pela oportunidade de explicar como funciona o projeto no nosso município que atende professores, pais e alunos e a comunidade ao redor da escola. Na oportunidade, explicamos a importância sobre como proceder diante de um ato infracional, praticado tanto por criança como adolescente, quais os procedimentos e, também, aproveitamos para destacar a importância da família dentro da escola, do cuidado dentro de casa para que esse filho, esse aluno tenha sucesso em sua trajetória ”, explicou.

 

A Jornada Pedagógica também teve a participação da psicóloga Jaylly Vasconcelos. Ela tratou, em linhas gerais, sobre os transtornos típicos e atípicos do Neurodesenvolvimento Humano, dos casos que têm aumentado significativamente na demanda escolar e que carecem de maior atenção às crianças que precisam desse atendimento especial no contexto escolar, o olhar humanizado, individualizado, acolhedor e inclusivo, além da família, que pode encontrar dificuldades em saber lidar com estes.

 

Jaylly Vasconcelos, psicóloga: "momento para ouvir os professores". 

 

“Esse momento é de extrema importância para que a escola, os professores, toda a equipe pedagógica esteja preparada para receber os alunos e a gente poder participar nesse processo. É muito importante porque como a gente tá dentro de um contexto em que recebemos muitas crianças com diagnóstico ou com hipótese diagnóstica e poder ouvir os pais, ouvir os professores, ter a noção dos dois lados por meio de uma comunicação acessível a  gente consegue solucionar ou minimizar muitos problemas ou conflitos. A gente espera que esse momento possa chegar ao máximo de professores e que eles consigam sensibilizar o olhar para uma inclusão efetiva”, ponderou Jaylly.

 

A assessora de Ensino da Semed, Jéssica Ninas, responsável pela coordenação do evento, explicou que além de repassar importantes orientações aos profissionais, a Jornada trata de questões importantes sobre o desenvolvimento dos estudantes.

Profissionais compartilham experiências.

 

"A Jornada Pedagógica tem como objetivo reunir os professores da Rede para orientações sobre o desenvolvimento das atividades referentes ao ano letivo, prepara-los por meio de palestras e conversas sobre temas relacionados à prática cotidiana e para isso tivemos a parceria do Policiamento Comunitário Escolar, com quem firmamos uma parceria no sentido de agir de forma preventiva [e não coercitiva] ao longo do ano. Também tivemos palestra relacionada às questões da educação especial , sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA) e sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Os professores absorveram um pouco mais de conhecimento acerca desses transtornos, que estão presentes em nossas escolas e os professores precisam estar preparados para saber lidar com essas situações. Início do ano é isso, é planejamento , é organização, é preparação para que dia 6 de fevereiro  nossos alunos sejam recebidos e iniciem o ano da melhor forma possível”, disse.

 

Educação Infantil

 

Também na sexta (20), encerrou o I Encontro Pedagógico e Administrativo promovido pelo Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) da Semed. O evento, realizado no auditório da Semed e no Cemei Paulo Freire, refletiu sobre organização e desenvolvimento das práticas gestoras.

 

O objetivo foi analisar a prática pedagógica com coordenadores, evidenciando métodos, técnicas, partilhando conhecimento que visam atender às expectativas educacionais bem como orientar/capacitar para a utilização da documentação pedagógica e refletir sobre a inclusão proativa no fazer educacional.

 

Jornada reuniu profissionais da educação infantil.

“É um momento indispensável para a partilha de conhecimento e vivências da prática, além de ter oportunidade do alinhamento com todos os coordenadores para iniciarmos o ano letivo. Repensar a prática é o segredo para uma educação de excelência, impactando positivamente o desenvolvimento da primeira infância”, ressaltou a coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil Aline Fernandes.

 

“Os momentos formativos são sempre muito importantes, participar dessa construção é gratificante. É saber que teremos instrumentos indicativos para planejar as ações para o novo ano letivo”, argumentou a pedagoga convidada Soliane Miranda.

 

Jornada prossegue nesta segunda para profissionais temporários

 

A Jornada Pedagógica prossegue. Nesta segunda (23), participam do encontro  pedagogos e professores temporários. O local é a Sede do Sinprosan.

Pedagogos e professores temporários também participam do encontro. 

Hoje, participam 621 servidores que atuam na região de rios. Na quarta-feira (25), pela manhã, será a vez de 392 servidores que atuam na zona urbana e à tarde, participam 289 profissionais que atuam na região de Planalto. Ao todo, 1300 pedagogos e professores temporários devem participar.

 

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