3. Educação
  4. Histórico: Santarém é a primeira cidade do Pará a adquirir óculos com tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura
Histórico: Santarém é a primeira cidade do Pará a adquirir óculos com tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
Os equipamentos vão beneficiar 38 professores e alunos cegos e com baixa visão da rede municipal favorecendo os estudos em sala de aula.

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (28), no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy, a Prefeitura de Santarém entregou para professores e alunos cegos e com baixa visão, 38 óculos de tecnologia revolucionária. Trata-se dos dispositivos óculos OrCam MyEye, equipamento com tecnologia assistiva vestível mais avançada do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura e que proporciona, como ferramenta de visão artificial, o acesso à informação, esteja onde a pessoa estiver, e sem a necessidade de conexão à internet.

A Prefeitura, por meio da Secretária de Educação (Semed), visando a qualidade e a inclusão de alunos cegos e profissionais da educação, fez aquisição dos equipamentos para os alunos e professores que possuem essa deficiência. Para isso, o município investiu quase R$ 700 mil reais (R$ 682.186,40).

Ao todo, 25 alunos (as) serão beneficiados (as): 10 cegos e 25 com baixa visão e 3 professores que atuam na rede de ensino (2 cegos e 1 com baixa visão) totalizando 38 dispositivos. Uma conquista inédita para os alunos e profissionais da rede municipal de ensino.

"Hoje é um dia histórico já que Santarém é o único a entregar esses dispositivos no estado do Pará. Fizemos a aquisição de 38 dispositivos que vão ajudar, em qualquer momento da vida, seja em livro, em jornal, revista, seja no supermercado, enfim, em qualquer lugar, eles [alunos e professores] com esse dispositivo, terão a facilidade de fazer a leitura, isso é um ato de inclusão, nós estamos muito felizes por isso, felizes pelos nossos alunos, felizes pelas famílias que já esperavam uma ação nossa durante todo esse período e vamos avançando e assim tenhamos nossos alunos inclusivos cada vez mais e buscando melhorias na qualidade da nossa educação”, destacou a titular da pasta Educação, Maria José Maia da Silva.

Na oportunidade, o prefeito Nélio Aguiar autorizou a Semed a fazer um aditivo no contrato, visando a aquisição de mais dispositivos, desta vez para os alunos que não estavam na estatística nesse primeiro momento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde há mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual em todo o mundo. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que essa população é de 582 mil cegos e 6 milhões de pessoas com baixa visão. E, em sua maioria, elas têm acesso mais restrito à educação, à cultura e ao mercado de trabalho.

Treinamento

Ontem, terça-feira, 27, houve um treinamento para os alunos e professores contemplados com os dispositivos óculos Orcam MyEye, ministrado pelo assessor da empresa responsável pelo equipamento, Cleiton de Sousa.

Além da teoria, Cleiton fez uma demonstração prática sobre como manusear e como utilizar o equipamento na escola e no dia a dia.

Cleiton comentou sobre o treinamento.

"Santarém se torna a primeira cidade do Pará a disponibilizar o dispositivo para seus estudantes. É muito gratificante ver o empenho da gestão em dar acesso aos seus estudantes a uma tecnologia como o OrCam, o investimento não é só no aparelho, mas também na formação e potencialidade de cada estudante”, lembrou Cleiton.

Ainda segundo Cleiton, a Mais Autonomia Tecnologias Assistivas seguirá acompanhando o progresso dos estudantes, seja complementando a formação fornecida aos professores e familiares e, também, o atendimento e assistência técnica do aparelho.

“Seguiremos empenhados, sobretudo para ter certeza de que muitos estudantes seguem empenhados em suas atividades e possam contar com o OrCam como um aliado em seu desenvolvimento escolar”, completou.

Saiba mais sobre a nova tecnologia

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva do OrCam MyEye no Brasil.

O Orcam MyEye consiste em uma câmera inteligente intuitiva que pesa apenas 22,5 g e mede 7,6 cm por 2,1 cm. Acoplada à armação dos óculos do usuário, é capaz de detectar textos em português e inglês, seja em livros, revistas, jornais, cardápios, documentos, placas de ruas, textos no celular, tablets e computadores, embalagens, letreiros de lojas e placas indicativas, por exemplo.

Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto; permite escolher entre voz masculina e feminina; e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura - tudo isso offline.

O aparelho consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data e hora com um simples gesto de girar o pulso, cédulas de dinheiro (reais, dólares e euro) e identificar produtos pelo código de barras. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.