3. Educação
  4. Encerrado o primeiro módulo de formação do Alfabetiza Pará voltado para professores, gestores e pedagogos da rede municipal
Encerrado o primeiro módulo de formação do Alfabetiza Pará voltado para professores, gestores e pedagogos da rede municipal Autor: Arquivo - Ronaldo Ferreira CCOM

Ronnie Dantas
Cronograma iniciou em 18 de abril e encerrou na última segunda, 13, com a participação de mais de 1000 profissionais.

Encerrada na última segunda-feira (13), no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy, mais uma jornada de capacitação do Programa Alfabetiza Pará voltado para professores, gestores e pedagogos da rede municipal. Ao todo, mais de 1000 profissionais (divididos por região e polos) participaram da capacitação durante os 15 dias de evento.

O professor alfabetizador e a criança no processo de alfabetização foi o tema desse módulo de formação, o primeiro em 2024, ofertado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Programa Alfabetiza Pará.

Professores de 1º e 2º ano capacitaram-se sobre temas relacionados ao tripé de sustentação do Programa Alfabetiza Pará: formação, material didático e avaliação. Já os gestores e pedagogos, por sua vez, receberam orientações sobre liderança, comunicação não violenta e inteligência emocional, como suporte para o desenvolvimento de suas atividades, visando atendimento mais humanizado no ambiente escolar.

A coordenadora do Alfabetiza Pará em Santarém, professora Jéssica Ninas, explicou sobre os temas abordados relacionados ao tripé de sustentação do programa.

“Na formação, os professores foram levados refletir sobre a importância da continuidade e atualização dos estudos e transformação de metodologias, buscando mediar o aprendizado efetivo das crianças, levando em consideração as suas particularidades. Sobre o material didático é um item considerado diferencial do Alfabetiza Pará, pois contempla todos os professores e alunos na fase de alfabetização com material complementar elaborado, especificamente, por professores alfabetizadores para apoiar ainda mais e garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de ser alfabetizadas. Na ocasião, os professores foram orientados sobre como utilizar material, organização do ambiente alfabetizador, bem como aperfeiçoamento da rotina na sala de aula. E por fim, mas, não menos importante o tema avaliação, que recebe especial atenção, pois serve de parâmetro para compreensão do aprendizado dos alunos e no planejamento de ações específicas para recomposição de aprendizagem dos alunos com atraso na alfabetização”, completou Jéssica.

Programa Alfabetiza Pará

O Programa Alfabetiza Pará foi instituído pela lei estadual 9.867, de 13 de março de 2023 e visa por meio de um regime de colaboração, prestar apoio técnico, pedagógico e financeiro aos municípios do Estado, com o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização na idade certa dos alunos da rede pública, a fim de garantir uma política pública educacional eficiente e eficaz, resultando na melhoria dos indicadores.

As ações do Alfabetiza Pará são desenvolvidas principalmente no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental que é o período compreendido para alfabetização dos alunos, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).