Com o tema "Educando com Empatia formando para a Cidadania", a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na última sexta-feira (13), o 1º Encontro de Gestores da rede pública municipal ano 2023. O evento foi realizado no auditório da UFOPA (Campus Tapajós) e reuniu 240 gestores das escolas da Educaçäo Infantil ao Ensino Fundamental II, localizadas na área urbana, região de Rios e Planalto.
O prefeito Nélio Aguiar esteve presente, ao lado da secretária de Educação, Maria José Maia da Silva. Lideranças de segmentos da educação como a vice-presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan) Marilei Simone, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Greici Goch, além de coordenadores de diversos setores da Semed também marcaram presença.
"É muito importante reunir e detalhar o planejamento da educação para o início do ano letivo que se aproxima. É uma forma, também, de prestarmos contas aos gestores da escolas dos investimentos que a Prefeitura vem realizando. Nos primeiros 15 dias deste ano, já entregamos dois ginásios poliesportivos, uma UMEI e três escolas. Mais de R$ 6 milhões investidos. E vem muito mais", destacou Nélio.
O encontro de gestores, coordenado pela equipe da Assessoria de Ensino da Semed, contou com palestras motivacionais e de conhecimentos jurídicos, além de atividades práticas. Na oportunidade, o prefeito Nélio Aguiar realizou, de forma simbólica, a entrega de Atos Autorizativos para quatro escolas da Rede Municipal de Ensino.
“O encontro de gestores teve como objetivo informar sobre nossas atividades pedagógicas sobre o calendário letivo e prestar esclarecimentos sobre o planejamento, informar sobre as metas e estratégias, sobre o tema de trabalho para 2023, além de trazer pra eles [gestores] informações sobre questões emocionais, autocuidado e também informações jurídicas visando o melhor desempenho de suas funções e orientações do corpo docente das unidades escolares do município”, informou a assessora de Ensino Jéssica Ninas.
A psicóloga Raiza Costa de Sousa foi uma das palestrantes convidadas. Ela abordou o tema “A vida pede equilíbrio”. Em pauta, a autoestima e a baixa autoestima, a saúde mental, os fatores que englobam a saúde mental, o autocuidado, os tipos de autocuidado (físico, emocional, social, espiritual) e comunicação não violenta.
Já a advogada Natasha Lazzaretti abordou “Questões jurídicas relacionadas à gestão escolar". Ela lembrou que as atribuições e responsabilidades de um cargo de gestão são muito grandes e que é fundamental que o ocupante destes cargos tenha discernimento ao desempenhá-las.
A advogada citou alguns exemplos de condutas que podem configurar assédio, por exemplo. "Retirar autonomia, sobrecarga de trabalho provocando sensação de inutilidade, ignorar a presença do colaborador, passar tarefas humilhantes, gritar ou falar de forma desrespeitosa, criticar a vida intima, postar mensagens depreciativas em redes sociais, entre outros", lembrou.
A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, ressaltou que a antecipação do ano letivo evita mais sábados letivos, que segundo a secretária, tornam-se improdutivos.
“Foi um encontro de planejamento e de formação, de todas as ações que serão realizadas no decorrer do ano letivo, que inicia no dia 6 de fevereiro. Sabemos o quanto é importante de um ano para o outro a revisão das metas, avaliar o que foi positivo e o que foi negativo e de que forma podemos melhorar. Toda a rede está pré-disposta a isso, fazer essa análise para atingir as nossas metas e a gente ter, de fato, uma educação cada vez melhor em nosso município. Portanto, vamos iniciar mais cedo para evitar os sábados letivos, que são improdutivos. Acredito que nós temos condições de concluir o ano letivo de 2023 no dia 22 de dezembro, cumprindo com os 200 dias letivos", argumentou a professora Maria José.