1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Educação alimentar e nutricional é tema de encontro realizado pela Prefeitura de Santarém na região de várzea
Educação alimentar e nutricional é tema de encontro realizado pela Prefeitura de Santarém na região de várzea Autor: Agência Santarém

Educação alimentar e nutricional é tema de encontro realizado pela Prefeitura de Santarém na região de várzea

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Realizada por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e parceiros, a ação levou grande público à comunidade-sede Boca de Cima do Aritapera.

Melhorar e fortalecer o cardápio da alimentação escolar na várzea com degustação e teste de aceitabilidade, favorecer e beneficiar produtores locais em relação aos produtos produzidos em âmbito regional e alertá-los sobre a possibilidade de parceria com a Prefeitura, por meio da comercialização da produção local diretamente para as escolas. Esses foram alguns dos objetivos da ação realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na última sexta-feira (15) na comunidade Boca de Cima do Aritapera, região de várzea.

 

A ação itinerante com o tema Educação Alimentar e Nutricional na Várzea, sob a coordenação do Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE/Semed) envolveu as escolas N. Sra. do Desterro, Santíssima Trindade e Odorico Liberal, esta última, sede da ação e contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), de Trabalho e Assistência Social (Semtras), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e dos  estagiários de Nutrição das universidades Unopar e Unama.

 

 

Reuniu ainda diversos setores da Semed como Assessoria de Ensino, Núcleo de Rios, Setor Psicossocial, Divisão de Educação Especial/AEE e Setor de Inspeção Escolar.

 

Na programação, palestras lúdicas formativas, preparação/degustação de alimentos com teste de aceitabilidade, avaliação educacional e nutricional e palestra com produtores.

 

Por meio da Semsa, alunos e comunitários, também, tiveram à disposição, triagem, teste de glicemia, consulta de enfermagem, dispensação de medicação.

 

"Esse trabalho só vem a contribuir para melhoria e saúde da nossa população ribeirinha”, disse a enfermeira Joedna Maciel, responsável pela unidade local.

 

Já a equipe da Semtras orientou sobre as condicionalidades para manter o Bolsa Família e serviço do Cadastro Único (CadÚnico).

 

Os cardápios da alimentação escolar são compostos com produtos que compõe a alimentação básica e proteínas congeladas como carne bovina e aves, além da oferta de produtos da agricultura familiar produzidos em âmbito regional. De acordo com a faixa etária e localidade onde os alunos estão matriculados pode haver diferenciação entre os cardápios.

Para a gestora Silvelane Castro da Silva, da escola Santíssima Trindade (Centro do Aritapera), a ação foi de fundamental importância para uma reeducação alimentar.

"A ação foi de suma importância, foi bem aceita pela comunidade escolar, tanto da parte da nossa categoria, dos servidores, quanto dos alunos, dos familiares que aderiram apesar da distância [muitos não puderam chegar, mas enviaram seus filhos] e quanto a ação, é de fundamental importância, principalmente para uma reeducação alimentar na escola uma vez que ainda trabalhamos com um cardápio, posso dizer, bastante industrializado ainda e essa nova proposta com produtos in natura também é importante economicamente pra nossa região de várzea, eu acredito que os pais vão estar aderindo a essa proposta por se tratar de um projeto bem mais acessível”, frisou a professora.

Já a gestora da escola sede, Odorico Liberal, Delma Correa Lisboa frisou a importância da participação dos alunos no processo de escolha do cardápio.  

“Essa ação da Semed foi de grande importância para a comunidade escolar, para a comunidade em geral e comunidades vizinhas representadas pelas demais escolas, e, principalmente, para os nossos alunos que tiveram a oportunidade de aprovar o próprio cardápio, considero essa participação deles, esse envolvimento, de grande importância nessa nova proposta da Semed de um novo cardápio escolar”, disse a professora Delma.

Nayara Matos, nutricionista da Semed, citou que os alimentos disponibilizados na alimentação escolar têm a finalidade de dar aos educandos o suporte nutricional necessário em cada fase do crescimento.

"O cardápio escolar é composto de alimentos naturais, em sua grande parte fornecidos pela agricultura familiar, ou minimamente processados e fornece os nutrientes necessários para o bom desempenho físico e cognitivo dos alunos. Na ação, foram realizadas preparações agradáveis ao paladar dos alunos e o teste de aceitabilidade, cujo resultado será divulgado ainda esta semana, mas já posso adiantar que os alimentos preparados e experimentados foram bem aceitos pelos educandos", afirmou.

"Trabalharmos a educação alimentar e nutricional, trazendo a alimentação escolar como instrumento pedagógico para formação de hábitos alimentares saudáveis, o cultivo da cultura regional alimentar local aliados ao desafio da superação de doenças crônicas, consequências de uma má alimentação, uma alimentação inadequada, enfim, foi um dia de muito aprendizado, um intercâmbio de saberes, de fomento da agricultura familiar na alimentação escolar por meio da regionalização de produtos”, destacou Iara Ferreira, do Núcleo de Alimentação Escolar da Semed e que esteve à frente da ação.

Chamada Pública

Com o objetivo de avançar no processo de regionalização da alimentação escolar, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semed, irá realizar uma chamada pública diferenciada para oportunizar aos produtores das regiões de rios o acesso ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) a venda da produção como galinha, peixe e ovos. O objetivo é substituir os enlatados e ofertar produtos in natura da agricultura familiar produzidos nas próprias comunidades para abastecer as escolas.

Metas alcançadas

Nos últimos anos (2021, 2022 e 2023), Santarém ultrapassou os 30% do valor repassado pelo PNAE para aquisição de produtos da agricultura familiar. Só em 2023, foram mais de R$ 3 milhões investidos na produção local, exatos R$ 3.177.348,25 pago aos produtores rurais com a comercialização de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

*Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.