Com o tema Santarém dos meus encantos, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) São Cristóvão realiza a 6ª edição de sua tradicional Noite Cultural.
Além de cultural o evento tem outros objetivos como, arrecadar material de limpeza, despertar o gosto das crianças pela arte, pintura e música, desenvolver a imaginação cultural das crianças, confeccionar e expor painéis, cartazes e murais que serão produzidos durante o projeto, entre outros.
"Portanto, iremos realizar atividades, gincanas e ações tanto interna, quanto externa e apresentar às crianças a cidade de Santarém e seu encantos com o objetivo de aguçar neles a curiosidade envolvendo seus melhores aspectos cognitivos e emocionais, através de passeios, atividades lúdica e, principalmente, conhecer sua cidade”, destacou o coordenador do Cemei, Fábio Matos.
As crianças estão divididas em três equipes e por cores, cada uma homenageando um personagem ou símbolo da cultura santarena.
O Catraieiro Sedutor - A equipe nas cores azul e branco faz homenagem aos trabalhadores aquáticos da vila balneária de Alter do Chão (os catraieiros), enfatizando a lenda do boto como arte e cultura com punho pedagógico, apresentando à comunidade escolar todos os movimentos culturais realizados naquele distrito como Carimbó, Çairé, comunitários importantes e outros.
Santarém no Sabor do Tacacá – A equipe cor amarela homenageia as tacacazeiras de Santarém como prática comercial. É um ofício exercido pelo menos desde o século XIX na região Norte. Em especial, em Santarém, atualmente as tacacazeiras são encontradas em banca de rua nas calçadas da cidade, em praças e na orla. Embora seja considerado um prato típico indígena, o preparo do tacacá sofreu influências pelo intercâmbio cultural (povos originários, africanos e europeus), resultando em um produto que mesmo não sendo mais inteiramente nativo, ainda retém sua originalidade baseada no saber-tradicional.
Dica Frazão: O artesanato de Santarém para o mundo, a equipe ocre faz homenagem à artesã mundialmente conhecida, Dica Frazão como ícone da cultura de Santarém e um dos nomes mais importantes da moda amazônica. Falecida em 19 de maio de 2017, aos 96 anos, seu legado está presente no museu homônimo, localizado na Rua Floriano Peixoto, número 281. No casarão, muito além de história, pode ser encontrado o acervo pessoal da mulher que transformava a natureza em peças únicas.
A VI Noite Cultural iniciou ontem, quinta-feira, 16, e encerra neste sábado, 18, a partir das 18h30 em frente ao Cemei. Haverá apresentações culturais e escolha do rei e rainha da festa.
O Cemei está localizado na Travessa Santa Terezinha, 150, bairro São Cristóvão.