A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 12, a terceira etapa do curso de formação com ênfase na Lei 13.722/2028, conhecida como Lei Lucas.
O auditório Manoel Cavalcante, da Semed, foi o local da ação, que teve como público alvo Auxiliares Operacionais de Conservação (merendeiras e serventes) e Serviços Gerais.
O treinamento, coordenado pelo Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) teve mais uma vez a colaboração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), representado pelos enfermeiros Luís Fernando e Adélia Gomes.
Na capacitação, o principal foco é saber como lidar com situações de emergência, conforme explica o enfermeiro socorrista do SAMU, Luis Fernando.
“O que consiste na lei é o repasse dos conhecimentos de primeiros socorros como mobilização de fraturas, hemorragias, o que fazer em situações de engasgo, PCR (parada cardiorespiratória) e o treinamento vai preparar esses profissionais para que saiam daqui capacitados, prontos a prestar os primeiros socorros à vítima de qualquer situação citada e assim, consiga manter essa vítima viva e estável até a chegada do socorro especializado”, enfatizou o enfermeiro do SAMU.
Cerca de 150 servidores de apoio conheceram um pouco mais sobre primeiros socorros, avaliação da cena e da vítima, crise convulsiva, suspeitas de fraturas, Ovace (obstrução das vias aéreas por corpos estranhos) e sobre como prevenir tais situações.
A Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil da Semed, Nádia Aguiar, destacou que o treinamento objetiva preparar os profissionais da educação para lidar em situações de emergências nas creches.
“A Lei Lucas ajuda os trabalhadores da educação a se sentirem mais confiantes e preparados para lidar com situações de emergência. Essa capacitação em primeiros socorros ajuda nossos servidores a desenvolver habilidades práticas e teóricas essenciais para lidar com situações de emergência promovendo um ambiente escolar seguro para nossas crianças”, pontuou.
Todos os participantes receberão certificados.
Obrigatoriedades
Conforme a Lei, é de responsabilidade do estabelecimento de ensino ou de recreação infantil, ofertar cursos de primeiros socorros anualmente aos professores e funcionários, disponibilizar kits de primeiros socorros, fixar a certificação e o nome dos profissionais capacitados, em um local visível do estabelecimento.