3. Cultura
  4. 47° Festival Folclórico: Quadrilha estilizada Raiar do Sertão é a grande campeã da segunda noite
47° Festival Folclórico: Quadrilha estilizada Raiar do Sertão é a grande campeã da segunda noite Autor: Agência Santarém

GAMA SG
Em segundo lugar ficou a 'Furacão Junino' e em terceiro a 'Big Ben'.

A segunda noite do 47° Festival Folclórico de Santarém foi marcada pelas belíssimas apresentações das quadrilhas estilizadas, que consagrou a quadrilha Raiar do Sertão como a grande campeã da noite. Em segundo lugar ficou a Furacão Junino, e, em terceiro, a Big Ben. O festival está sendo realizado na Pista de Patinação, na Avenida Anysio Chaves.

Neste sábado (19), será a vez dos carimbós. Oito grupos e coletivos vão se apresentar ao decorrer desta terceira noite, com início às 20h.

Aderley Jesus, presidente da quadrilha Raiar do Sertão, campeã na categoria Quadrilha Estilizada/2023, falou sobre a preparação do grupo Raiar do Sertão e da emoção da vitória.

"Nos preparamos muito para esse momento, cogitava-se que esse ano a Raiar do Sertão faria uma apresentação fraca. Esse grito de campeão estava engasgado em todos os nossos brincantes. Esse título tem um gosto mais que especial, são 10 anos de quadrilha Raiar do Sertão, mas, é também, uma homenagem ao protagonista de toda essa história que é o Denilson Trindade. Nossa quadrilha sempre foi pioneira em espetáculos mais elaborados, buscamos sempre o melhor e o resultado sempre vem".

Segurança

De acordo com a Polícia Militar, a segunda noite do Festival ocorreu sem qualquer problema. "Não houve nenhuma ocorrência. Tudo está ocorrendo dentro da normalidade no 47º Festival Folclórico de Santarem”, informou o 3º SGT PM Marinho.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), por meio de seus agentes de Fiscalização de Trânsito, também estiveram presentes no local, fazendo a fiscalização e orientação dos condutores sobre as atitudes seguras no trânsito.

O secretário de Cultura (Semc), Luis Alberto Pixica, falou sobre importância do festival para os grupos  e coletivos folclóricos de Santarém.

"O 47º Festival Folclórico de Santarém é uma das formas que nós temos de ajudar a fomentar a cultura local, buscamos valorizar os grupos e coletivos locais que muito contribuem com a cultura e com a economia do nosso município por meio da arte”, comentou o titular da Cultura (Semc).

1º Lugar: R$ 5.000,00

2º Lugar: R$ 3.000,00

3º Lugar: R$ 2.000,00

Hoje a programação segue normalmente , é a vez dos Grupos de Carimbó.  Teremos 8 apresentações:

1ª Encanto do Tapajós

2ª Gingado Paraense

3ª Carimbó do Pará

4ª Festa de Carimbó

5ª Bailado de Carimbó

6ª Encanto de Carimbó

7ª Sedução de Carimbó

8ª Conquista de Carimbó

O Festival Folclórico de Santarém é uma celebração cultural de valor inestimável, capaz de preservar as tradições e estimular a criação artística e cultural de forma genuína. Para a população santarena, trata-se de uma oportunidade única de apreciar a riqueza e diversidade cultural que torna a cidade um lugar único no coração da Amazônia.

A Prefeitura convida todos os moradores e visitantes a prestigiarem o 47º Festival Folclórico de Santarém, que promete ser uma verdadeira festa de cores, ritmos e sorrisos, celebrando a cultura e a identidade santarena.

Galeria - 2ª noite