A Campanha Setembro Verde, promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Núcleo dos Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS), encerrou a programação nesta terça-feira (30) com uma grande Blitz Educativa e Inclusiva na Praça do Pescador. A atividade marcou o fim de um mês de mobilização pela inclusão, acessibilidade e valorização das pessoas com deficiência (PcDs).
"Setembro Verde é o mês em que comemoramos nossa luta e as conquistas das pessoas com deficiência. O Conselho, junto com o Núcleo, desenvolveu um mês de atividades voltadas para esse público, com diversas ações. Isso é muito importante para mostrar à sociedade que nós, pessoas com deficiência, estamos presentes, fazemos parte e pertencemos à sociedade.", destacou Ládia Rufino, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Durante a blitz, foram entregues materiais informativos sobre o Setembro Verde, contendo informações do calendário inclusivo e das associações representativas das PcDs em Santarém, fortalecendo a visibilidade e o protagonismo das entidades locais. A iniciativa buscou sensibilizar a sociedade para a importância da equidade, do respeito às diferenças e da ampliação de oportunidades.
Marcicley Caldas, coordenador do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), avaliou as ações.
“O Setembro Verde foi um marco para Santarém. Tivemos ações importantes que garantiram atendimentos de saúde, acesso a direitos e, principalmente, deram visibilidade às demandas das pessoas com deficiência. Encerramos com a blitz educativa, que foi um momento de mobilização e de informação, mostrando que a inclusão deve ser vivida todos os dias. Nossa mensagem é clara: uma sociedade justa é aquela que reconhece e valoriza a diversidade.”
A programação do Setembro Verde em Santarém contou com quatro grandes momentos. No dia 15, houve a entrega da Minuta com as propostas de criação da inédita Política Municipal de Inclusão Social de PcDs ao Prefeito de Santarém. Em seguida, no dia 24, foi realizada uma Sessão Especial na Câmara Municipal, em alusão ao Dia Nacional e Municipal da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. No dia 26, ocorreu a Ação de Saúde e Cidadania na Apae, que garantiu mais de 200 atendimentos de saúde, cidadania e assistência social às famílias PcDs.
“Este Setembro Verde reforçou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a cidadania. Foram ações que tocaram diretamente a vida das famílias PcDs, com serviços essenciais, acolhimento e respeito. Finalizamos com a blitz educativa, que foi também um convite à sociedade para refletir e agir em favor da acessibilidade e da dignidade. Seguiremos trabalhando para que Santarém seja cada vez mais inclusiva.”, destacou Celsa Brito, Secretária de Trabalho e Assistência Social.