3. Agricultura e Pesca
  4. São Pedro na Resex Tapajós Arapiuns recebe com festa microssistema de água movido à energia solar
São Pedro na Resex Tapajós Arapiuns recebe com festa microssistema de água movido à energia solar Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
Com um investimento de R$ 498.007,75 o sistema de água potável vai beneficiar mais de 200 famílias

Mais uma comunidade foi contemplada com microssistema de abastecimento de água potável, desta vez São Pedro, localizada na Resex Tapajós Arapiuns.  No sábado, 27, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar e sua comitiva de governo estiveram na localidade, realizando a solenidade de entrega do equipamento público. Um dia histórico marcado por festa, alegria e emoção. A obra é fruto de convênio firmado entre Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com um investimento superior a quatrocentos e noventa mil reais. Mais de 200 famílias passaram a ter água de qualidade nas residências.

Durante o ato de cerimônia, o Prefeito Nélio Aguiar comemorou a entrega de mais um microssistema para zona rural e destacou a iniciativa do Executivo em levar energia sustentável e resiliente, adotando práticas saudáveis ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida da população.

“Essa conquista é um marco não apenas pela infraestrutura do microssistema, mas pelos impactos positivos produzidos na vida das famílias beneficiadas, proporcionando a oferta e o acesso democrático à água potável. Além disso, o projeto traz um ganho ambiental significativo, onde por meio de placas solares vai permitir a redução de custos de energia elétrica na comunidade. Nos sentimos felizes, pois é mais um compromisso do nosso plano de governo que estamos cumprindo com a população", pontuou o prefeito.

Estrutura - São Pedro ganhou um sistema totalmente completo e sofisticado composto de um poço tubular profundo de 100m, bomba submersa de 5CV, estrutura em concreto pré-moldado e uma reservação de 40 mil litros, sistema de tratamento de água com clorador, 2 mil metros de rede de distribuição e 93 ligações domiciliares.  O equipamento vai funcionar com energia fotovoltaica, contendo um kit com 18 placas solares de 470 Watts que faz com que o projeto use energia limpa e renovável sem agredir o meio ambiente. Além disso, a comunidade foi contemplada ainda com um grupo gerador de energia de 10 KVA.

Na prática, o sistema funcionará da seguinte forma: a bomba d’água flexível será movida a energia solar. O equipamento dispensa o uso de baterias, usando um inversor que converte a corrente dos painéis em energia alternada. Quando não houver sol a comunidade terá a opção ainda de usar o grupo gerador para gerar energia e encher as caixas d’águas.

Na região, o uso do diesel para produzir eletricidade ainda é a principal alternativa adotada, haja vista que as comunidades estão inseridas em uma área de difícil acesso sem energia fixa, por causa da situação de isolamento geográfico em que elas se encontram.

O presidente da comunidade, Joaquim da Silva Fonseca, agradeceu o Governo pelo equipamento público e afirmou que a obra vai mudar a vida dos moradores.

"Nós, há anos, vínhamos lutando por esse microssistema de água potável para nosso consumo. Graças ao empenho da gestão atual, conseguimos concretizar esse sonho. A única palavra que podemos expressar neste momento é gratidão. Ficamos felizes pelo empreendimento, que para nós é uma conquista muito grande, pois vai mudar a vida da população de nossa comunidade", comemorou.

Convênio firmado - A obra entregue faz parte de um convênio de R$ 4.422.248,71, celebrado entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado, onde contempla sete comunidades. Em São Pedro, o investimento total foi de R$ 498.007,75, sendo: R$ 448.206,98 do estado e R$ 49.800,78 contrapartida municipal. Recursos estes que foram pleiteados pelo ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, junto ao governador Helder Barbalho em parceria com o prefeito Nélio Aguiar.

Presente no ato solene, em sua fala, Tapajós destacou a importância do microssistema para comunidade e de demandar recursos para zona rural.

“Enquanto estava como deputado estadual conseguimos junto ao Estado recursos para construção de microssistema em sete comunidades. Ao longo daquele mandato, destinei mais de 60 milhões para região oeste do Pará, tanto para a área urbana, quanto para a zona rural. O sentimento é de dever cumprido”, destacou.

Em seu pronunciamento, o titular da pasta da Semap, Bruno Costa, lembrou dos investimentos que a Prefeitura já executou na região da Resex Tapajós Arapiuns.

“A entrega desse importante empreendimento faz parte de um pacote de obras que vem sendo executado pela administração municipal na área de saneamento básico na zona rural. São muitos os avanços que a atual gestão tem conseguido por meio de parcerias, levando assim dignidade aos nossos munícipes. A medida é um compromisso da gestão do nosso prefeito Nélio Aguiar de proporcionar o acesso à água tratada às famílias residentes em comunidades vulneráveis. Além de microssistemas, nos últimos anos na área da agricultura a Resex Tapajós Arapiuns já recebeu inúmeros investimentos como grupos geradores, fiação elétrica, placas solares, pontes, abertura de ramal, entre outros benefícios”, destacou Costa.

Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito Nélio Aguiar, o deputado federal, Henderson Pinto, o secretário regional de Governo, José Maria Tapajós, o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, o vereador Júnior Tapajós, o secretário de Governo Emir Aguiar, além de lideranças e moradores.