O Programa de Mecanização Agrícola da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), conduzido pela Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), tem se tornado um importante aliado dos agricultores rurais, permitindo que as atividades do campo possam ser executadas com maior eficiência e facilidade, garantindo mais qualidade de vida, produtividade e produção de alimentos.
Atualmente, o uso de patrulhas mecanizadas modernizou o setor da agricultura familiar em Santarém, e está contribuindo para um bom desempenho da produção. A parceria com os agricultores têm proporcionado melhores condições de trabalho, através de atividades que vão desde assistência técnica, preparo de solo para o plantio e distribuição de implementos agrícolas.

Desde o início do ano de 2025 o projeto já atendeu 100 hectares de áreas, beneficiando mais de 40 famílias nas regiões do Lago Grande, Curuá-Una, Ituqui e Eixo Forte. Até o final do ano, a intenção do Governo Municipal é atender o maior número de agricultores possíveis.

A mandioca, macaxeira, maxixe, jerimum, melancia, laranja, cumaru, milho, cebolinha, pimenta do reino, maracujá, acerola, estão entre as principais atividades beneficiadas com a mecanização.
Um dos agricultores contemplados é Marcos Lima, 45 anos, morador da comunidade Amparador, região da Curuá-Una. Para ele, o apoio representa um grande avanço.
“Tenho certeza que esse apoio do município vai ser fundamental para o aumento da minha produção. Fico feliz pela gestão, por apoiar os pequenos agricultores em comprar esses equipamentos necessários para facilitar o plantio e melhorar a nossa produtividade”, compartilhou Lima.

O coordenador de Agricultura Familiar, Thiago Oliveira, esteve visitando os trabalhos de arado na propriedade do agricultor. Oliveira enfatiza que o principal objetivo do programa é potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar no município, incrementar a renda e proporcionar maior oferta de alimentos na região.
“Ampliar os investimentos na agricultura familiar é um compromisso que o nosso prefeito Zé Maria Tapajós tem com os produtores. A presença desses maquinários no campo é essencial para o preparo do solo e o aumento da produção. Com essas ações, reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento rural e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares”, destacou.

Hoje em dia, a mecanização agrícola é uma das maiores demandas dos produtores rurais da região e tem impacto direto na diminuição da necessidade de uso do fogo para preparação do solo, se traduz, também, no aumento da produtividade por hectare.
Para ter acesso ao programa o agricultor precisa fazer o cadastro diretamente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.
Além do serviço de mecanização, os agricultores familiares também são beneficiados com a entrega de mudas e sementes de espécies frutíferas e essências florestais, como cacau, açaí, andiroba e cumaru.

Todo o processo de preparação das mudas é conduzido por técnicos do Ciprof, na estufa do Parque da Cidade, o que garante qualidade genética e fitossanitária. Após a semeadura nos viveiros, é feita a entrega aos agricultores e o acompanhamento técnico do processo de desenvolvimento das espécies nas propriedades.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, destaca a importância da continuidade do projeto.
“A agricultura familiar vem sendo fomentada, através de investimentos em vários projetos. Estamos trabalhando com intuito de que a produção do pequeno agricultor melhore, gere renda e beneficie a todos”, disse.
Para alavancar ainda mais a produção familiar, o Ciprof tem unido esforços buscando parcerias junto a outras instituições.
Recentemente esteve reunido com representantes do Escritório Regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). O encontro com o órgão estadual buscou discutir estratégias para a criação de uma Unidade Demonstrativa, voltados à produção de mudas nativas e frutíferas que abasteçam os sistemas produtivos locais. Além disso, apoio em capacitações técnicas e no acompanhamento de projetos agroflorestais.

Autor:
Ascom Semap