A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) segue avançando com o projeto de revitalização de praças no município, promovendo ambientes mais organizados e acessíveis para a população. Após recuperar e entregar a Praça Fortaleza do Tapajós e 7 de Setembro em Alter do Chão, o cronograma de serviços segue na área central nas Praças do Pescador e Elias Pinto, que está em fase final.
As intervenções nesses locais incluem a manutenção de pisos, manutenção de brinquedos, recuperação de bancos e melhorias na iluminação. Os serviços também contemplam a instalação de novas lixeiras, pintura, roçagem, podagem, além de adequações para garantir acessibilidade, e outras inovações nos espaços.
Recentemente o prefeito de Santarém, José Maria Tapajós e o titular da pasta de Agricultura e Pesca, Bruno Costa estiveram nos locais inspecionando os trabalhos. Segundo o gestor municipal com essas melhorias, os espaços se tornam mais seguros e funcionais para a população.
“Nosso compromisso é recuperar e manter os espaços públicos adequados para que a população possa utilizar com segurança e conforto. A revitalização das praças reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas e esse projeto será continuo”, afirmou.
O secretário da Semap, Bruno Costa, pede o apoio da população quanto à preservação do patrimônio público.
“A pedido do nosso gestor municipal nossas praças estão recebendo ações constantes de revitalização, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes. Além de trazer uma melhor visibilidade para os locais, as ações visam transformar as praças em espaços mais atrativos para a população. Mas é necessário o apoio de todos quanto aos cuidados”, reforça.
Além da recuperação das praças, os canteiros das principais avenidas da Cidade também passam por manutenção preventiva para melhorar o paisagismo e a mobilidade.
As ações de revitalização continuarão ao longo de 2025, ampliando as áreas de lazer e garantindo que mais pessoas possam aproveitar os espaços públicos da cidade.
Ao todo, 23 praças serão totalmente revitalizadas: Complexo Arquitetônico N. Sra. da Conceição (Matriz); Praça 7 de Setembro; Praça 31 de Março (3 poderes); Praça Barão de Santarém; Praça do Çairodramo; Praça Cristo Libertador; Praça da Cohab; Praça da Juventude (skate); Praça da Liberdade; Praça da Nova República; Praça da Vera Paz; Praça de N. Sra. de Lourdes; Praça do Centenário; Praça do D.E.R; Praça do Mararu; Praça do Pescador; Praça do Seringal; Praça do Urumari; Praça Maria Antonieta (Júlia Passarinho); Praça Menino Jesus; Praça Mimi Paixão e Praça do Santarenzinho.
A Secretaria definiu um cronograma de atuação de serviços de acordo com a necessidade e prioridade de cada local.