1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Agricultura e Pesca
  4. Prefeitura de Santarém realiza diagnóstico com agricultores familiares visando o fornecimento de alimentos para a merenda escolar
Prefeitura de Santarém realiza diagnóstico com agricultores familiares visando o fornecimento de alimentos para a merenda escolar Autor: Ascom/ Semap

Prefeitura de Santarém realiza diagnóstico com agricultores familiares visando o fornecimento de alimentos para a merenda escolar

Luan Rodrigues
Publicado em - Atualizado
No total, foram aplicados questionários em 43 comunidades, atendendo 100 agricultores.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), está conduzindo um diagnóstico junto aos agricultores familiares para avaliar a capacidade de fornecimento de alimentos para a merenda escolar. O objetivo é garantir que os produtos da agricultura sejam utilizados na alimentação das escolas municipais, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para isso, uma equipe, composta por vários técnicos do Ciprof estiveram recentemente nas regiões da Resex Tapajós Arapiuns e Projeto de Assentamento Agroextrativista- PAE Lago Grande, mapeando a produção agrícola local, identificando quais produtos podem ser fornecidos para a merenda escolar, além de avaliar a infraestrutura e a capacidade de produção de cada propriedade.

No total, foram aplicados questionários em 43 comunidades, atendendo 100 agricultores. Além disso, foram realizadas reuniões e encontros com os produtores para apresentar os detalhes do programa e tirar dúvidas sobre o processo de participação.

De acordo com o coordenador do Ciprof, Thiago Oliveira, o objetivo é ampliar a participação dos agricultores locais no programa.

“A pedido do nosso prefeito Zé Maria Tapajós, queremos fortalecer a agricultura familiar na região e promover a alimentação saudável e nutritiva nas escolas, beneficiando tanto os alunos quanto os produtores. Esse mapeamento se estenderá a outras regiões”, disse.

Umas das propriedades visitadas pela Prefeitura foi do agricultor, Mauro Pereira, comunidade Mentai, região do Arapiuns. No perfil de agricultura familiar, sua propriedade produz o feijão manteiguinha, uma variedade de feijão caupi com grãos bem pequenos e macios, com cozimento rápido e de sabor ímpar, que pode ter sido introduzido na região facilmente.

Pereira vê com bons olhos a participação no programa. Segundo ele, o apoio do município será fundamental para o aumento da produção com qualidade e fornecimento do produto.

“Participar deste programa é um sonho para todo agricultor, porque agrega valor aos nossos produtos e, com isso, conseguimos melhorar a qualidade de vida de uma maneira geral”, enfatiza.

Para o secretário da Semap, Bruno Costa, a iniciativa representa um avanço significativo na política de desenvolvimento rural do município. "Com esta iniciativa vamos avançar ainda mais no sentido de regionalizar a alimentação escolar. Com essa ação, garantimos alimento saudável para nossas crianças e renda para o agricultor que planta com amor. É uma política que dá certo e transforma vidas", destacou.


Programa Nacional de Alimentação Escolar

O PNAE é um programa do governo federal que destina recursos para a compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

Os produtores que atenderem aos requisitos terão a oportunidade de fornecer alimentos frescos e saudáveis para as escolas, promovendo a valorização da agricultura familiar e incentivando o desenvolvimento econômico local.

A gestão municipal reforça o compromisso com políticas públicas eficazes, sustentáveis e que beneficiem toda a comunidade. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.