A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), credenciou na manhã desta terça-feira, 15, a primeira fábrica de gelo saborizado com o registro de número 21º junto ao Serviço de Inspeção Municipal de Origem Vegetal (Simpov). A certificação assegura qualidade sanitária e a procedência, possibilitando ainda expansão de mercado no município.
O documento foi assinado e entregue oficialmente pelo prefeito José Maria Tapajós, durante cerimônia que ocorreu na sede da empresa denominada Ice Mania, localizada no bairro Santana. Além do gestor municipal, estiveram presentes ainda o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Derliany Lira, técnicos da Semap, representantes da empresa e colaboradores.
Com o registro junto ao SIM, agora à empresa está autorizada a fabricar e comercializar gelos saborizados, devendo seguir as normas e regulamentos preconizados pelo órgão municipal.
“Estávamos trabalhando para que isso acontecesse. Para nós é uma felicidade muito grande, porque não é importante só para nós proprietários e para a Prefeitura, mas também para a população que vai receber um produto de qualidade, com fiscalização. Agora a gente tem certeza que conseguiremos aumentar nossa venda, pois todos saberão que possuímos um produto que tem segurança e procedência”, disse Pedro Kedson Barbosa ao receber o selo SIM para a sua empresa, agora está legalizada.
O incentivo à criação de novas agroindústrias em Santarém é uma das propostas de gestão do atual governo municipal, tendo o objetivo estimular a economia local. Durante o ato de assinatura do documento, o prefeito Zé Maria Tapajós destacou a importância do programa, tanto para as empresas, quanto para a população.
“O SIM é um importante instrumento de uma política pública inclusiva que oferece oportunidades para as empresas se formalizarem, e, consequentemente passarem a agregar valor ao que produzem, além de ter um mercado bem mais amplo”, enfatizou.
Para que a certificação fosse concedida à empresa, os médicos veterinários e agrônomos do SIM, que é vinculado à Semap, foram os responsáveis pela fiscalização, visitas técnicas e orientações.
Segundo, titular da Semap, Bruno Costa, além de oferecer segurança para os clientes, possuir o Selo Municipal também gera benefícios econômicos, como a atração de mais consumidores.
“A certificação beneficia os pequenos produtores, assim como as empresas, permitindo que regularizem e sujeitem sua produção a inspeção legais, proporcionando estabilidade jurídica. Amparado por legislação atualizada com as novas diretrizes, o certificado municipal ficou mais completo e passou a ser um diferencial para os produtores e empresários. Estamos atuando para fortalecer a economia da cidade, incentivando a qualificação e modernização da produção local a fim de que tenhamos produtos de qualidade para nossa população” destacou.
Atualmente, o SIM conta com 62 empresas inscritas, sendo 36 no Serviço de Inspeção de Origem Animal (Simpoa) e 26 no Serviço de Inspeção de Origem Vegetal (Simpov). Esses números tendem a aumentar nos próximos dias, haja vista que mais agroindústrias estão em processo de registro.