A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com o Sistema Faepa/Senar e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), está realizando o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, uma capacitação gratuita voltada para o setor rural, que está em constante crescimento na região.
A capacitação iniciou na segunda-feira, 21, e prossegue até sexta-feira, 25, na Fazenda Experimental da Ufopa, com aulas teóricas e práticas, ministrado pelo professor, Isaías França. A capacitação terá carga horária de 40 horas, atendendo tanto servidores públicos, produtores e acadêmicos.
O objetivo é formar e qualificar a mão de obra local, capacitando os alunos a desempenharem suas funções com eficiência e segurança no campo.
Para o secretário da Semap, Bruno Costa, o curso é uma iniciativa importante para o desenvolvimento agrícola, oferecendo treinamento prático e teórico para operadores e futuros profissionais do setor.
“Em parceria com a Faepa/Senar e Ufopa estamos ofertando esse curso visando qualificar mão de obra para o setor agrícola, atendendo à crescente demanda por profissionais capacitados na área. Essas parcerias são fundamentais para a realização de cursos de qualificação profissional no meio rural, oferecendo oportunidades de aprendizado e geração de renda para a população”, disse.
Durante as aulas, os participantes aprenderão sobre os principais tipos de tratores e implementos agrícolas, técnicas de operação e manutenção, medidas de segurança no trabalho, entre outros assuntos.
A realização do curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas está sendo possível graças à parceria do Município com a Faepa/Senar e Ufopa.
José Rufino Pinto, Assessor Técnico do Senar, destaca que o órgão é um grande incentivador de cursos gratuitos, especialmente no setor agropecuário. A ação busca fortalecer a profissionalização do setor rural local, contribuindo para o aumento da produtividade e sustentabilidade agrícola.
“Essa capacitação visa aprimorar as habilidades técnicas dos participantes no manejo e manutenção de tratores agrícolas. O curso de tratorista é uma das principais qualificações que o agricultor pode ter, pois garante a condição de trabalhar na própria propriedade e também possibilidade de trabalhar em alguma empresa que necessite desse profissional”, explicou.
Os participantes expressaram grande satisfação com o curso, destacando a qualidade do ensino e a relevância das técnicas para o mercado de trabalho.
“Esse momento significa uma grande oportunidade para nós aperfeiçoarmos o conhecimento e aprender novas técnicas, qualificando-se ainda mais para o mercado de trabalho”, disse Clebison Magalhães, técnico do município.