A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), avançou com a obra de ampliação do microssistema de abastecimento de água da Comunidade Igarapé do Costa, localizada na região de várzea, alcançando 80% de execução. Com investimento na ordem de R$ 547.481,34, proveniente de recursos próprios, o equipamento público vai proporcionar o acesso à água tratada e de qualidade para a população local, beneficiando de forma direta 76 famílias que sofriam com a falta do líquido.
Na quinta-feira, 13, a equipe de engenharia da Semap esteve presente no local para inspecionar o andamento da obra que contempla, entre outros serviços: construção de uma estrutura elevada em concreto pré-moldado para sustentação de um reservatório de 20 mil litros; implantação de 6.207 metros de rede de tubulação para atender as moradias; 76 ligações domiciliares, além de instalação de equipamentos para tratamento de águas subterrâneas.
A tecnologia possui vantagens relevantes que o torna um investimento assertivo, sobretudo para a região de várzea, visando combater principalmente altos teores de ferro na água. O sistema que será instalado é do tipo desferrização para vazão de 15m³/h, incluindo tanques de fibra de vidro com válvulas automáticas.

O presidente da comunidade Igarapé do Costa, Erik Pena Ribeiro, disse que o investimento vai sanar problemas de saneamento básico na comunidade que historicamente sofria com a falta de água de qualidade.
“Esse projeto será um marco importante para os comunitários. Antes, sem tratamento adequado, todos utilizavam a água barrenta do Rio Amazonas para a produção do alimento, higiene pessoal e demais atividades. Na estiagem a situação era mais complicada ainda, caminhávamos longas distâncias para conseguir água, mas imprópria para consumo, a gente precisava filtrar a água para minimizar as impurezas. Em razão disso, os moradores, em sua maioria, eram acometidos por doenças transmitidas pelo meio hídrico”, relatou.
Para o secretário da Semap, Bruno Costa, a obra é de grande relevância, visto que contribui para a saúde e melhoria de vida da população.
“Nosso prefeito Zé Maria nos deu a missão de executar obras funcionais e que mudem a vida da população. Sabemos a importância em levar água tratada para as pessoas e os benefícios que essa obra trará, como por exemplo, qualidade de vida e diminuição de doenças por veiculação hídrica. Hoje a maior demanda da Semap é a implantação dos microssistemas e estamos trabalhando para aumentar cada vez mais o número de famílias beneficiadas”, explicou o titular da pasta.

O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, destaca que esta política pública será prioridade em sua gestão, cumprindo com a responsabilidade de levar saneamento básico à população ribeirinha.
“O objetivo do município é garantir saneamento básico para esta população, uma vez que a maioria dessas comunidades ribeirinhas não possuem nenhum sistema de abastecimento. Esse programa na zona rural será ampliado. Melhorar a qualidade de vida da nossa gente será nossa meta principal, por isso o nosso esforço é contínuo", ressaltou o chefe do executivo municipal.