A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Divisão de Educação Especial, realizará nesta quinta-feira (25) a cerimônia de entrega dos certificados da Formação Continuada de Libras e Braille, destinada aos profissionais da educação regular da rede municipal das regiões urbana, de planalto e de rios. A formação foi ministrada por professores formadores da rede municipal nas áreas de Libras e Braille, que disponibilizam seu tempo e conhecimento para o desenvolvimento desse trabalho.
Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais - Libras foi reconhecida através da Lei n° 10.436/02, ficando determinado que fossem garantidas maneiras institucionalizadas de apoio ao uso e difusão, bem como a inclusão da disciplina como parte integrante do currículo nos cursos de formação de professores. Com base nessa garantia, foi apresentado em Santarém, em 2017, um Projeto de Lei, aprovado em 2020, que inclui o ensino da Libras nos programas de formação continuada em serviço da Semed para os profissionais da rede municipal de ensino.
Participaram dos cursos de Libras (nível básico) e Braille, no período de 9 de março a 25 de junho de 2026, 90 servidores em Libras e 21 em Braille, totalizando 111 concluintes. As aulas ocorreram nas escolas Ezeriel Mônico de Matos, Ubaldo Corrêa e Hilda Mota.
Sugestão de entrevistados
- José Maria Tapajós, prefeito de Santarém
- Nilton Araujo, secretário municipal de Educação
- Juçara Monteiro, chefe de Núcleo de Educação Especial da Semed
- Professores que ministraram os cursos
- Concluintes dos cursos de Libras e Braille